quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Hábitos que prejudicam a saúde da pele!

Quer ter a pele com aspecto saudável e com viço bonito. Porém, para alcançar esse objetivo é preciso abrir mão de certos hábitos que acabam prejudicando a saúde da pele. Para ter uma pele bonita não é necessário somente investir em bons dermocosméticos, é preciso também ter alguns cuidados diários.
Esses cuidados complementam e potencializam os efeitos dos tratamentos feitos com os produtos específicos.


Dormir sem tirar a maquiagem
Quem nunca dormiu sem tirar a maquiagem que atire a primeira pedra…
O problema é que esse hábito pode causar diversos danos ao nosso rosto. Isso porque não reservar uns minutinhos para remover os produtos da face pode obstruir os poros e levar ao surgimento de acnes, inflamações e manchas.
Além disso, esse costume pode acelerar o envelhecimento precoce da sua pele, aumentando o número de rugas e linhas de expressão.
Quem tem a pele oleosa deve estar ainda mais atento para não esquecer de remover a maquiagem sempre que usar. Isso por cauda de um motivo bem simples, dormir maquiado aumenta a oleosidade do rosto.
Agora os que sofrem com a pele ressecada podem perceber um aumento desse aspecto, principalmente se os produtos utilizados possuírem efeito matte ou toque seco.
Além de afetar a saúde da pele, não tirar a maquiagem pode prejudicar também a região dos olhos, mais precisamente os cílios, que podem acabar até mesmo caindo.


Não seguir uma rotina de skincare
Uma rotina de cuidados é essencial para manter a saúde da pele. Comece higienizando o seu rosto todos os dias para eliminar as impurezas, sujidades e poluição que afeta a nossa pele.
Hidratar a face também é necessário para mantê-la bonita. E embora muitas pessoas achem que não, as peles oleosas também precisam ser hidratadas.
Outro cuidado extremamente importante, mas infelizmente muito esquecido é o uso de protetor solar facial.
A maioria das pessoas só utilizam quando vão para a praia, porém esquecem que o rosto fica diariamente exposto aos raios solares e a luz visível e, portanto, precisa ser protegido.
O protetor solar é fundamental na saúde da pele, isso porque ele protege, evita o envelhecimento precoce e também é um método de prevenção contra o câncer de pele.


Tomar banho com a água muito quente prejudica a saúde da pele


Tomar um banho bem quentinho, principalmente no inverno é muito bom e relaxante. Entretanto esse hábito é prejudicial para a saúde da pele.
Isso acontece porque a água quando muito quente acaba afetando a produção de colágeno pelo nosso organismo.
O colágeno é umas das proteínas encontradas em maior quantidade presentes no corpo humano, é possível encontrá-lo em quase todos os órgãos. E a principal função do colágeno é sustentar a pele e ossos, atuando então no combate a flacidez facial.


Usar produtos que não sejam específicos para o seu tipo de pele
Utilizar produtos que não sejam indicados para o seu tipo de pele pode acabar causando efeitos indesejáveis.
Quem tem a pele oleosa por exemplo, deve dar preferência para produtos que tenham efeito matte e sejam livres de óleos em sua composição, normalmente eles são conhecidos como Oil Free.
Já os que sofrem com a pele acneica devem priorizar o uso de produtos adstringentes e que não obstruam os poros, também chamados de não comedogênicos. Outra opção para esse tipo de pele é optar por cosméticos com efeito anti-inflamatório e calmante.
As pessoas com a pele madura devem escolher cosméticos que tenham propriedades anti-idade e atuem na redução de rugas e linhas de expressão.
Já quem sofre com a pele muito seca deve priorizar o uso de produtos e maquiagens que tenham ação hidratante e duradoura, os cremes que contém ureia são bem eficazes nesses casos.
Além disso, uma dica é aplicar os cremes hidratantes logo após sair do banho, desse modo a pele absorve melhor.

Compartilhar utensílios de maquiagem


Combinar de se arrumar em conjunto com as amigas antes de um evento pode ser muito divertido, mas só é seguro para saúde da pele se cada uma utilizar os seus próprios utensílios de maquiagem.
E isso não é frescura não viu? Compartilhar esses itens pode trazer diversos prejuízos para a nossa pele.
Esse hábito favorece a transmissão de doenças como herpes (principalmente se compartilhado batom com diversas pessoas), conjuntivite e foliculite.


Outros hábitos que prejudicam a saúde da pele
Fora esses hábitos que já foram citados acima, podemos incluir outros fatores que prejudicam a saúde da pele, como por exemplo não consumir a quantidade recomendada de água durante o dia.
Além disso, o uso de nicotina, seja em narguilés, cigarros convencionais ou de palhas pode afetar o aspecto da pele. Assim como o consumo excessivo de bebidas alcoólicas.
Ter uma alimentação ruim, dormir mal ou poucas horas por dia e espremer cravos e espinhas também são outros hábitos considerados vilões da nossa pele.
Portanto, procure regular o seu sono, resista a tentação de espremer acnes e principalmente evite o consumo de alimentos gordurosos, a ingestão de muitas quantidades de açúcar e o uso excessivo de sal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário