sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

Coisas de Aimée - Primeiro Deputado Federal Negro do Brasil


Monteiro Lopes, Primeiro deputado federal negro do Brasil, nasceu na cidade de Recife, estado de Pernambuco, em 25 de dezembro de 1867. 
Filho do operário Jerônimo da Motta Monteiro Lopes e de Maria Egiphicíaca de Paula Lopes - ambos escravos libertos. 
Fez sua formação básica no Colégio Pedro II Pernambucano; 
Em seguida, matriculou-se na Faculdade de Direito do Recife com a ajuda de Pedro II do Brasil com sua Bolsa para Negros Libertos a famosa “Bolsa do Imperador”, período no qual revelou sua "têmpera de lutador" e se tornou um "acérrimo abolicionista". 
Em 1889, Monteiro Lopes mudou-se para o norte do país, onde exerceu cargos públicos e enfrentou embates políticos. Foi "nomeado promotor público de Manaus, sendo mais tarde elevado às funções de juiz de direito na mesma cidade". 
Por volta de 1894, transferiu-se para a capital federal, a fim de se dedicar à advocacia. Após conseguir se eleger vereador da cidade do Rio de Janeiro, em 1903, apenas 15 anos depois da lei áurea, Monteiro Lopes lançou sua candidatura a deputado federal, oque detonou uma fortíssima reação de cunho racista em contra sua candidatura. 
Depois de um duríssimo embate, a talvez maior mobilização de negros vista em escala nacional após a luta abolicionista levada a cabo no século XIX, alcançou-se pleno êxito, conseguindo Monteiro Lopes ser diplomado e empossado como o primeiro deputado federal negro da história brasileira, ele recebeu uma carta o parabenizando da Princesa Isabel (Condessa d'EU) do seu exílio na França , porém, no ano seguinte em 1910, a diabetes deu cabo de sua vida, aos 43 anos.
...
FONTE : BLAKE, A. Dicionário; CÂM. DEP. Anais (1909-1910); CÂM. DEP. Deputados brasileiros (1826-1976); Gazeta de Notícias (1909-1910); Jornal do Brasil (1909-1910); Opinião Pública (RS, 1909-1910). Biblioteca Nacional RJ e Biblioteca do Senado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário