sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

"A garota dinamarquesa":

O filme "A garota Dinamarquesa" (The Danish Girl) é um drama-pseudo-biográfico, dirigido por Tom Hooper, baseado no romance homônimo de David Ebershoff e inspirado na vida das pintoras dinamarquesas Lili Elbe e Gerda Wegener. Poucos nomes são tão significativos para o movimento LGBT como o de Lili Elbe, foi a primeira pessoa a fazer uma cirurgia para mudança de gênero, isso na primeira metade do século passado.
 

Enredo:  Einar Mogens Wegener (Eddie Redmayne) e Gerda (Alicia Vikander), é um casal de pintores dinamarqueses que vivem em Copenhague. Enquanto Einar, artista de renome, Gerda está construindo sua reputação e estilo próprio. Um dia uma modelo que esta pousando para Gerda não vai ao estudio e a pedido da esposa, Einar se veste a roupa da modelo e posa, começa então sua transformação.
 
Elenco: Eddie Redmayne (Einar Wegener / Lili Elbe); Alicia Vikander (Gerda Wegener); Matthias Schoenaerts (Hans Axgil); Ben Whishaw (Henrik); Amber Heard (Ulla); Sebastian Koch (Warnekros); Emerald Fennell (Elsa) e Adrian Schiller (Rasmussen), entre outros.

Gostei do filme, Alicia Vikander está muito bem, rouba as cenas do filme, Eddie Redmayne convence como mulher, mas não é pareo para Leonardo di Caprio, as atuações salvam o filme que é prejudicado por uma direção mediana.
 
O que ficou fora do filme: Pelas pinturas eróticas com mulheres - Gerda era lésbica ou bissexual, ela e Lili eram mais irmãs do que amantes; O relacionamento delas se esvaiu depois da anulação do casamento; As famosas pinturas de Arte Erótica Lésbica de Gerda Wegener não são mencionadas e A causa da morte de Lili foi de infecção causada por rejeição ao útero que lhe fora transplantado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário