terça-feira, 8 de novembro de 2016

MANUAL DA MALA PERFEITA

A grande maioria das pessoas concorda comigo: não existe nada mais prazeroso na vida do que viajar. Viajar está na lista das top 5 coisas que as pessoas mais gostam de fazer. É tipo um vício: depois que começou é difícil parar! Sair da rotina, conhecer lugares novos… Delícia! Mas com a viagem, vem a dúvida: o que levar na mala? Fazer a mala perfeita é uma arte que demora um certo tempo para adquirir – é preciso errar muito até pegar o jeito!


Apesar da mala ser algo super pessoal e depender muito do seu destino, existem algumas coisas que precisam sempre estar nela, esteja você indo esquiar na neve ou tomar um sol no Caribe. Algumas regras e dicas que fazem o início da sua viagem ainda melhor. 


FAÇA A MALA COM ANTECEDÊNCIA
Começar a pensar no que você vai levar com um bom tempo de antecedência, evita estresse desnecessário na semana da partida. Você pode ir calmamente separando o que você vai levar, vendo se tem algo que precisa ser lavado antes de colocar na mala (nada pior do que descobrir que os seus casacos estão com cheiro de mofo um dia antes de embarcar ou que seus biquínis não servem mais), se precisa comprar alguma coisa para levar, enfim… Milhares de coisas simples que se deixadas para o último minuto do segundo tempo pode dar problemas. Não se esqueça de conferir a previsão do tempo para se programar direito.

FAÇA UMA LISTA COM O QUE VOCÊ QUER LEVAR
Em algum aplicativo (como o Wunderlist) ou no papel mesmo. Comece listando algumas peças essenciais que você quer levar – algum casaco específico, um colete de pelúcia incrível, um sapato confortável.. E parta disso para pensar nas próximas peças. Escolha peças que combinem com as “essenciais” e de preferência se combinem entre si. Assim você leva menos peças e consegue montar looks diferentes entre elas. Não esqueça dos itens básicos na lista como escova de dentes, câmera fotográfica, carregador de celular. Coloque tudo, por mais óbvio que pareça, pois na hora da correria pode esquecer até do passaporte! Antes de fechar a mala confira sua lista e veja se tudo está lá dentro.

PRIORIZE O CONFORTO
Em uma viagem o que você menos quer é ficar com uma bolha no pé logo no primeiro dia, né? Então passe longe de sapatos novos e desconfortáveis. Prefira aquele que é o companheiro de batalhas, sabe? Aquele que está contigo há um bom tempo e é super confortável. Não se preocupe se não for o mais bonito porque nas fotos nem dá pra ver. Você aproveita bem mais a viagem com um calçado confortável e sem salto. Eu levo só um salto para as minhas viagens (independente se é 5 dias ou 30 dias) e raramente uso, viu? Muitas vezes não levo nenhum e quando quero me arrumar um pouco mais, capricho nos acessórios e maqiiagem e uso a sapatilha do dia a dia mesmo.


ESCOLHA PEÇAS DE CORES NEUTRAS
Por mais econômica que você seja, sempre vai rolar comprar alguma roupa que você já pode ir usando. Além disso, se você optar por peças neutras como camisetas pretas básicas, calça jeans, jaqueta de couro você pode ir variando os acessórios que ocupam pouco lugar na mala, como cachecóis, e dar uma cara nova ao look e não ficar sempre igual nas fotos. Além disso, se você optar por peças de cores mais neutras, elas vão combinar entre si e te proporcionar mais opções de looks.

LEVE LOOKS PRONTOS
Ao invés de pensar isoladamente nas peças, pense no conjunto. Se você for ficar 5 dias, provavelmente vai precisar de uns 6 looks – um para cada dia de viagem e um extra mais arrumadinho, por exemplo. Se você for trocar o look que passou o dia para um look para ir jantar, não tem problema. É só repetir peças e recombinar elas entre si. Provavelmente você consiga usar uma calça jeans por muitos dias e não somente um, né? O mesmo acontece com casacos pesados e calçados. E lembre-se que se você não usa aquela peça de roupa na sua cidade, dificilmente vai querer usar em uma viagem. Seja prática! Jamais coloque na mala aquela peça que você não tem certeza se vai usar ou não – se você tem essa dúvida, ela não vai fazer falta.

QUANTIDADE
Roupas íntimas é bom levar sempre uma por dia em viagens de curta e média duração, se a viagem for de 20 dias ou mais você pode levar só umas 10 e ir lavando. As outras peças você pode fazer o seguinte cálculo: 1 calça jeans por semana (7 dias), 4 blusas por semana, 1 legging por semana, 2 vestidos por semana. Para praia, 1 biquíni a cada 3 dias de viagem (é só lavar no banho que seca de um dia para o outro), 2 cangas por semana e 1 óculos de sol (você pode levar mais para fazer um estilo, mas não é necessário). Para o inverno, 1 casaco grosso por semana, 2 malhas por semana e meia calça para usar com vestido ou embaixo da calça se for muito frio. E não esqueça do pijama!


NECESSAIRE
Não se esqueça de colocar na mala uma boa necessaire com maquiagens básicas (não tem necessidade de levar seu kit de 54 sombras, por exemplo). Prefira os básicos: base, corretivo, rímel, blush, pó, 1 sombra neutra, 1 iluminador, delineador e uns 2 batons. Não esqueça do protetor solar (seja praia ou cidade), escova e pasta de dentes, escova de cabelo, desodorante, shampoo e condicionador. Leve também uma pequena farmácia com remédios básicos: para gripe, alergia, garganta, anti-inflamatório, band aids, etc.

DIVIDA A BAGAGEM
Vai viajar acompanhada, uma dica é dividir alguns itens. Como por exemplo, secador de cabelo, chapinha, shampoo, condicionador, pasta de dentes, protetor solar e até roupas se for com alguma amiga. Se falem e decidam quem vai levar o que e dividam por lá. Fica bem mais fácil e leve para todo mundo! Leve somente o que você consegue carregar. E deixe sempre um espaço extra na mala para as compras.

MALA DE MÃO
É essencial colocar na mala de mão uma muda de roupa. Caso sua mala seja extraviada, você tem alguma opção de roupa. Gosto também de levar a minha “farmácia” na bagagem de mão, assim como itens mais valioso como câmera fotográfica, celular, notebook, carregadores, etc.


Outros itens bacanas de lembrar são os adaptadores de tomadas universal e cadeados para deixar sua bagagem segura, além de itens para seu conforto em voo como almofada de pescoço, tapador de olho e de ouvido, algum livro ou revistas. Não esqueça dos seus documentos, dinheiro, cartões de crédito – todo o resto você encontra para comprar no seu destino. Boa viagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário