quarta-feira, 2 de novembro de 2016

'As maravilhosas histórias de Antonio Canova'


Diz a lenda que um dia, a Asolo, na mansão do Senador João Falier, o pequeno Antonio Canova, neto de um pedreiro de uma certa fama, deu na manteiga um leão tão perfeito por atrair a atenção do dono da casa. Admirado por aquele talento formidável, o senador decidiu apoiar a educação da criança. Em torno das infâncias de genes extraordinários não é raro floresça mitologias. Se essa história é verdadeira, não se sabe com segurança, é claro que Falier apoiou a educação do Canova que começou a sua aprendizagem, jovem e quando esculpiu Ícaro e labirinto, obra-prima do neoclassicismo que marcou um ponto de viragem na história da arte, tinha 22 anos .

Quando se entra pela primeira vez nos salões da museu canoviano de Possagno ou na sala canoviano dos museus cívicos de Bassano, a perfeição das estátuas que vêm ao nosso encontro - deusas e deuses, ninfas e heróis - deixa literalmente sem fôlego. Todo um olimpo retrato em gestos e formas que ao longo do tempo se tornaram arquétipos de beleza. Dezenas de giz imaculados, perfeitamente polidos que encarnam a essência e a matriz de um ideal sublime que tem as suas raízes na clássica grega, e que foi reinventado pelo Canova e ainda hoje mantém intacta a sua força, a séculos de distância.
Percurso do projeto ativo que narra o trabalho de Antonio Canova, um artista difícil.
Basta colocar no centro da cena, não a perfeição das formas, mas as histórias que elas contam. Histórias maravilhosas de que o mesmo Canova, apaixonado dos mitos antigos desde jovem, levou o encanto para toda a vida, e que escolheu contar através da escultura e a pintura. Como a hipnótica história de amor e psique, a mais antiga entre os contos de fadas, precursora de Cinderelas, Belle e bestas, Belas Adormecidas, que Canova imortalizou em duas entre as esculturas mais famosas do mundo. Ao ponto que o gesto com que psique tem entre os dedos a borboleta, trabalhou para grande parte da sua vida.
'as maravilhosas histórias de Antonio Canova' tem uma história longa e complexa e nasceu graças ao contributo de diversas instituições. A sua história começa com a Elena Sartori, colaboradora da biblioteca e dos museus cívicos de Bassano Del Grappa.
Juntar duas instituições museus, com necessidades semelhantes, mas não perfeitamente sobrepostos e administrações públicas, foi desafiador.







Nenhum comentário:

Postar um comentário