quinta-feira, 25 de junho de 2015

Sucos detox, shakes, smoothies!

Pode reparar, quando o assunto é dieta eles sempre estão entre os itens recomendados pelos nutricionistas. Eu acredito nos benefícios dos sucos, vou começar a toma-los, com alguns cuidados no consumo e preparo, como o melhor horário para tomar o suco detox (não é de manhã, como muitos acham) e a quantidade correta dos ingredientes fazem toda a diferença na hora de consumir essas bebidas no dia a dia.
 
Veja abaixo algumas dicas para melhorar mais os benefícios dos sucos na alimentação:
 
Como deixar seu suco detox mais saudável - O quesito principal para um suco ser considerado detox é que ele precisa ter algum componente que limpe o organismo e o órgão que faz essa varredura é o fígado. Detox é o que faz o fígado trabalhar de maneira mais plena. Por isso, os ingredientes escolhidos devem estar relacionado aos benefícios que causam ao fígado. Entre os mais recomendados estão a couve, o brócolis, as berries (mirtilo, goji berry, framboesa), os cítricos – adicionar raspas das cascas de limão ou laranja é uma das sugestões –, entre outros. Um suco detox ao dia não vai garantir que o fígado funcione perfeitamente e, a necessidade de desintoxicação é proporcional ao tanto que você intoxica o seu corpo e o seu fígado. Por isso, cada caso é um caso. Mas vale lembrar de alguns fatores que podem fazer mal ao fígado: alimentação desregrada, álcool, pílula anticoncepcional, drogas, antibiótico.
 
O melhor horário para o detox - O melhor horário para o fígado absorver os nutrientes do suco detox é à noite. Pela manhã, como costumam indicar, também faz bem, já que é o momento em que o estômago está vazio. Neste horário ele tem um efeito digestivo bom. Tomar ao acordar é uma maneira de despertar o organismo de forma lenta e leve. Mas o ideal é consumir o suco detox uma hora após o jantar, já que durante noite é quando o corpo desintoxica melhor. Se bem que nutriente é bom em qualquer hora do dia.”
Congelar as frutas facilita a vida - Claro que quanto mais frescos os ingredientes do seu suco ou smoothie, melhor. Mas, para facilitar o preparo (e a vida) a dica é congelar as frutas. Assim você terá tudo a mão e fugirá da desculpa da preguiça de preparar os alimentos. A dica é higienizar, cortar e separar na porção que será usada. O ideal é armazená-las num pote de vidro ou saco plástico com fecho hermético indicado para congelados. Quase todas as frutas congelam bem. Entre elas estão banana, morango, manga, mirtilo, frutas vermelhas...
Número de frutas indicadas - A fruta é fonte só de carboidrato, basicamente. Em excesso elas podem aumentar o apetite, o que não é bom para quem quer emagrecer. Porém, quando o carboidrato é associado à fibra da fruta ou a outra fonte, como linhaça e chia, este efeito diminui. A dica é não passar de duas frutas no suco ou smoothie e adicionar mais ingredientes, como couve, salsinha, linhaça ou chia.
 
Quanto menos coar, melhor - Tudo depende do objetivo, mas o ideal é não coar para não perder as fibras das frutas. As fibras aumentam a saciedade e ainda trazem benefícios para quem tem problema com o colesterol, com gordura abdominal, com diabetes, entre outros. Ao coar, você não perde nutrientes, mas diminui os benefícios da fruta por conta da diminuição do seu conteúdo fibroso. não gostar mesmo de sucos não coados, o  ideal é optar por ingredientes menos fibrosos.
 
Não precisa tomar na hora -  O suco perde nutrientes ao longo do tempo, mas não é tão instantâneo. Se você não pode tomá-lo logo depois do preparo, tudo bem esperar um pouco.  Dá para esperar até, no máximo, três horas para consumir. Mas, o ideal é, sempre, optar pelo mais fresco.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário