domingo, 16 de dezembro de 2012

Panetone Trufado de Nozes

Nunca faltou na nossa casa o panetone e na época do Natal nem se fala. O predileto "Chocotone", com essa receita vamos mudar esse jogo.
 
PANETONE TRUFADO DE NOZES
INGREDIENTES
1 xícara de leite integral
1/2 xícara de açúcar mascavo
4 tabletes de fermento biológico
7 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de manteiga
1 xícara de mel
2 ovos
2 gemas
1 colher (chá) de essência de panetone
1 colher (chá) de sal
700g de frutas cristalizadas/ nozes e lâminas de amêndoas
 
MODO DE PREPARO
Em uma panela cozinhe em fogo baixo o leite e o açúcar por aproximadamente 10 minutos ou até levantar uma leve fervura. Separe em uma tigela e acrescente o fermento, mexendo até dissolver. Adicione 1 xícara de chá da farinha de trigo. Mexa até ficar homogêneo.
Cubra a tigela com filme plástico e deixe crescer 30 minutos em local a
quecido. Reserve.
Em uma panela, leve ao fogo a manteiga e o mel por 3 minutos, até levantar fervura. Retire e deixe esfriar. Com o auxílio de um fuê, acrescente os ovos, as gemas e a essência de panetone, sem parar de bater. Reserve novamente.
Separadamente, peneire em uma tigela a farinha de trigo restante com o sal. Incorpore a massa já crescida ao creme de ovos, alternando com farinha de trigo e misturando sempre. Na sequência, transfira a massa para a uma superfície enfarinhada e sove até soltar das mãos.
Em seguida, transfira a massa para uma tigela e cubra com filme plástico. Deixe crescer por 45 minutos em local aquecido. Em seguida, abra a massa com as mãos e espalhe as frutas cristalizadas. Enrole-o como um rocambole e distribua em 2 formas de papel próprias para panetone (formas de 500g).
Coloque a massa até a metade da altura das formas e deixe crescer por mais
30 minutos. Pincele com uma gema, polvilhe com amêndoas e asse em forno
médio (180 graus) até os panetones dourarem (em média 45min).
 
RECHEIO TRUFADO DE NOZES
INGREDIENTES
1kg de chocolate branco belga derretido;
latas de creme de leite sem soro;
10
0g xícara (chá) de nozes trituradas;
1
colher (sobremesa) de essência de nozes.
 
MODO DE PREPARO
Pique o chocolate. Leve ao banho-maria e mexa até derreter completamente. Retire do fogo e junte as nozes e o creme de leite. Leva à geladeira até aproximadamente por 8 horas.  Para fazer a montagem do panetone, faça um corte na tampa dele usando uma faca de serra. Retire o excesso e recheie o panetone com a trufa.
Volte a tampa, fechando o panetone.
 
COBERTURA
INGREDIENTES
200g de chocolate branco;
50g de chocolate meio amargo;
200g de nozes.
 
MODO DE PREPARO
Derreta o chocolate branco em banho-maria e reserve. Em seguida, derreta o chocolate meio amargo e misture os dois fora do fogo. Coloque essa mistura num recipiente grande. De ponta cabeça, molhe a superfície do panetone e coloque num prato para a cobertura escorrer. Por último, salpique as nozes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário