quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

MAIS UM LIVRO PARA O MÊS DE NOVEMBRO POR PALOMA AIME FERREIRA

O escritor Umberto Eco lançou no ano de 2007 o ensaio, intitulado Storia della Bruttezza (História da Feiúra), é o contraponto de sua obra anterior História da Beleza (postado ontem), traduzido em 27 idiomas, vem acompanhado de textos de Leonardo da Vinci, Victor Hugo e Marcel Proust, a fim de repassar a história da feiúra de um ponto de vista artístico filosófico e levar à reflexão sobre o significado e o sentimento do que é feio.  Amei os textos antológicos, as ilustrações que são reais viagens entre pesadelos e amores de quase três mil anos, onde o repúdio segue lado a lado com gesto de compaixão e rejeição da deformidade.
 
"As sombras contribuem para que a luz resplandeça melhor";
 
"Para entender os gostos de uma era não é justo apenas ouvir os filósofos, é necessário entender o que significa a fealdade para as pessoas comuns";
 
"A história da fealdade é decididamente mais interesante do que história da beleza".
 
A feiúra não está nas estampas, e sim no que de pronto não se vê. A feiúra é enrustida, nunca quer se mostrar, se aloja nos corações e nas mentes perversas. A feiúra não se afere pela aparência física de uma pessoa, mas pelas atitudes.
 
(by Paloma Aime Ferreira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário