quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

LIVRO DO MÊS POR PALOMA AIMÉE FERREIRA

No dia em que marquei minha viagem para sair de Salvador e estudar "Jornalismo" no interior do Estado, mãe foi até uma livraria perto da nossa casa na Pituba e comprou esse livro de dezessete capítulos para me presentear. Nem preciso dizer que adorei, Umberto Eco (escreveu nove capítulos), e os outros oito são de autoria de Girolamo de Michele,  em  a "HISTÓRIA DA BELEZA", que disserta sobre as transformações do conceito de Beleza não apenas no mundo das artes, como em diversas áreas do conhecimento, como a filosofia, a teologia, a ciência, a política e a economia. Como pano de fundo as imagens de centenas de obras-primas e uma vasta antologia de textos - de Pitágoras até os nossos dias –, múltiplas idéias de Beleza expressadas e discutidas da Grécia antiga até hoje, traçando paralelos, entre a nudez da Vênus de Millo, do século II A.C., com a da modelo Monica Bellucci, num calendário da Pirelli; ou entre o corpo atlético do Apolo do Belvedere, exibido no Musei Vaticani, em Roma, e os bíceps anabolizados de Arnold Schwarzenegger no filme Comando, antes de o ator se transformar em governador da Califórnia, nos EUA.
 “O sequioso que ao dar com uma fonte precipita-se para beber não lhe contempla a Beleza. Poderá fazê-lo depois, uma vez satisfeito o seu desejo.”
Na verdade, não há beleza mais autêntica do que a sabedoria que encontramos e amamos em um indivíduo, abstraindo seu rosto, que pode ser feio, e sem atentar de fato para a sua aparência, buscamos sua beleza interior.
 
(by Paloma Aime Ferreira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário