quinta-feira, 12 de julho de 2012

LEITURA DO MÊS POR PALOMA AIME FERREIRA: GUERRA E PAZ

Peguei os quatro volumes do livro na biblioteca da nossa casa no bairro da Pituba, pertenceram ao meu avô (homem letrado, de linguajar difícil, abraços fartos e sempre sacava do bolso do paleto um chocolate "baton"), tinha eu então 15 aninhos, eram *"Guerra e Paz", de **Tolstoi, não passei da segunda página do primeiro volume. Nas últimas férias passadas em casa no mês de janeiro, reencontrei-os na estante recolhidos e acabei lendo-os em pouco tempo, afirmo até que foi impossível deixá-los cair das mãos. Vale a pena mergulhar nas entrelinhas cheias de pormenores que o escritor cria, mesmo ele sendo angustiado e as vêzes excessivo a sua maneira na narração (como diriam alguns dos meus mestres "prolixo"), mas, ninguém escapa do envolvimento com os personagens e suas emoções. 
                       

*Sinopse: Clássico da literatura,  ambientado na Rússia do início do século XIX, durante a campanha de Napoleão na Áustria, descreve a invasão da Rússia pelo exército francês e a sua retirada (1805 a 1820).  Retrata famílias aristocratas russa, seus preconceitos, hipocrisia e tradições religiosas, ao lado da vida cotidiana dos soldados e dos servos. Tolstói narra as guerras entre o imperador francês Napoleão e as principais monarquias da Europa.
**Léon Tolstói (1828 — 1910) Considerado um dos maiores escritores de todos os tempos. Foi escritor e pacifista, seus textos e idéias batiam de frente com as igrejas e governos, pregando uma vida simples e em proximidade à natureza.

(Por Paloma Aime Ferreira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário