quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

5 tendências da área da saúde para 2021 que você precisa conhecer

2020 foi embora e com ele foi um ano marcado pela pandemia e que trouxe uma série de mudanças na área da saúde. O desenvolvimento de novas tecnologias, a pandemia do novo coronavírus e novos modelos de atendimento transformaram instituições de saúde e incentivaram profissionais a modificarem metodologias e se adaptarem a uma nova realidade. 

Ferramentas digitais se tornaram cada vez mais importantes com o distanciamento social impedindo o contato pessoal. Muitas pessoas começaram a entender a importância da digitalização do setor da saúde, trazendo diversas reflexões que irão repercutir no futuro. Os impactos desse ano foram tão relevantes, que muitas dessas novidades serão fortes tendências no setor da saúde em 2021. 

Ficou mais do que provado que, principalmente para os profissionais da saúde, estar preparado para mudanças repentinas é crucial para garantir o sucesso. Por isso, separamos as 5 tendência na saúde para esse ano de 2021:


Telemedicina
A telemedicina já vinha sendo discutida há anos pelo Senado e autoridade em saúde mundiais. A pandemia do novo coronavírus acabou exigindo a adoção do modelo, uma vez que o deslocamento para hospitais e consultórios poderia aumentar as chances de exposição ao vírus. 
Por isso, tanto o Sistema Único de Saúde (SUS) quanto as seguradoras de plano de saúde adotaram, em caráter emergencial, o uso da telemedicina. Agora, esse modelo promete se tornar ainda mais forte em 2021. Em um cenário pós-pandemia, as consultas virtuais serão benéficas por poupar tempo, evitar deslocamentos e riscos de exposição a doenças. Além disso, por meio de visitas virtuais, monitoramento remoto de pacientes (RPM) e saúde móvel (mHealth), os pacientes poderão deixar o hospital mais cedo, uma vez que o monitoramento virtual vai permitir o acompanhamento do quadro dos pacientes em tempo real.


Aplicativos e wereables
Hoje, os smartwatches e aplicativos para smartphones apresentam uma variada gama de funções que permite o monitoramento em tempo real do nosso organismo. Essas ferramentas foram amplamente adotadas no mundo fitness, capazes de captar a frequência cardíaca e o número de calorias perdidas. 

Agora, aplicativos e os chamados wereables, ou seja, dispositivos usáveis, como os smartwatches, também estão sendo utilizados na saúde. Os serviços que oferecem soluções de monitoramento estão evoluindo cada vez mais. Hoje, é possível monitorar os dados de saúde de pacientes com doenças crônicas, como em diabéticos, medindo os níveis de açúcar no sangue ou a quantidade de oxigênio no sangue em casos de doenças respiratórias.


Atendimento Humanizado
A humanização não é exatamente novidade: em 2003, o SUS (Sistema Único de Saúde) criou a Política Nacional de Humanização para melhorar as práticas de atenção e gestão. No entanto, a pandemia do novo coronavírus reforçou ainda mais a importância de valorizar e entender a importância de se colocar no lugar do paciente e entender pelo o que ele está passando. 

Agora, a tendência é que as instituições de saúde adotem e incentivem o atendimento humanizado em todos os âmbitos possíveis. O conforto e o bem estar do paciente serão mais valorizados, levando em consideração as vontades e crenças individuais de cada um.


Realidade Aumentada
A Realidade Aumentada é uma ferramenta que tem sido utilizada em diversos setores, e já é usada na área da saúde. A tendência é que essa tecnologia passa a ser cada vez mais usada em vários âmbitos, de salas de cirurgia até no tratamento de dores crônicas, ansiedades, tratamentos fisioterápicos e transtorno de estresse pós-traumático.


Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial é uma forte tendência para o setor da saúde. A ferramenta já é utilizada para tratamentos médicos, como o uso de robôs para pacientes com doenças mentais, assistentes virtuais interativos para melhorar a experiência do paciente e o fluxo de trabalho operacional dos médicos e até mesmo chatbots para pacientes com algum tipo de sofrimento mental.

Hoje, já existem até mesmo softwares que procuram por doenças de acordo com os sintomas apresentados pelo paciente no seu histórico.


Saúde e tecnologia
Não era novidade que a tecnologia iria expressar papel fundamental na área da saúde em 2021, não é mesmo? As expectativas para os próximos anos são de uma parceria cada vez mais fortalecida entre a saúde e ferramentas tecnológicas. Somado a isso, a pandemia do novo coronavírus reforçou as falhas e desafios que o sistema de saúde enfrenta no cotidiano. 

Esse ano de 2021 se inicia com a promessa de evolução na saúde e superação dos obstáculos que impactaram esse ano! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário