quinta-feira, 19 de março de 2015

Água com Limão!

Para começar o dia com tudo, para dar uma sacudida no organismo logo cedo para ele funcionar normalmente e ajudar o metabolismo para emagrecer, a dica é: tome água com limão em jejum!  A água deve ser morna, de modo a não interferir na temperatura corporal (água fria vai chocar o corpo e a quente vai matar as enzimas benéficas presentes no limão).
Mas por que tomar água morna com limão? Veja abaixo os inúmeros benefícios:
Estimula o sistema imunológico: o limão é ric em vitamina C, o que é ótimo para combater constipações. Também contém contém saponinas, que são usadas como produto medicinal anti-viral, anti-inflamatório e anti-fúngico. Além disso, o ácido ascórbico ajuda a absorção de ferro, que desempenha um papel importante no sistema imunológico.
Alcaliniza o corpo: beba água com limão todos os dias para reduzir a acidez total do corpo. O limão é um dos alimentos mais alcalinos e, apesar de ter ácido cítrico e ascórbico em sua constituição, não aumenta a acidez do corpo. Uma vez metabolizados, ambos os ácidos são facilmente absorvidos pelo corpo, permitindo que o conteúdo mineral dos limões possa ajudar a alcalinizar o sangue.
Ajuda na perda de peso: limões são ricos em pectina, uma fibra que mantém os níveis de saciedade altos por mais tempo, ajudando assim a combater ataques de fome.
Ajuda na digestão: o sumo de limão ajuda a expulsar materiais indesejados e estimula a bílis do fígado a produzir um ácido que é necessário para otimizar a digestão. Uma digestão eficiente reduz a azia e a prisão de ventre. A vitamina C está também associada à redução do risco de úlceras pépticas causadas pela bactéria Helicobacter pylori.
Efeito diurético: o limão aumenta a taxa de micção no corpo, o que ajuda a purificá-lo. Toxinas são, portanto, liberadas a uma taxa mais rápida, mantendo o trato urinário saudável.
Limpa a pele: a vitamina C e outros antioxidantes existentes no limão combatem o envelhecimento causado pelos radicais livres, devido à exposição aos raios UV e a toxinas ambientais. A ingestão de antioxidantes pode ajudar a compensar esses prejuízos, minimizando as rugas. Além disso, o sumo do limão pode ser aplicado topicamente por cima de cicatrizes e manchas, amenizando a aparência. Tradicionalmente usado como um estimulante do fígado, ajuda também a eliminar toxinas do sangue, mantendo a pele livre de manchas.
Refresca o hálito: o limão também é capaz de aliviar a dor de dente e a gengivite. No entanto, o ácido cítrico da fruta pode corroer o esmalte do dente, por isso, deve-se tomar cuidado e, se possível, beber esta preparação através de uma palhinha.
Alivia problemas respiratórios: a água morna do limão ajuda o organismo a livrar-se de infecções pulmonares e detém as tosses ou expectorações “mais chatas”. Bastante útil para pessoas com problemas de asma e alergias.
Anti-estresse: a vitamina C é uma das primeiras coisas a entrar em “extinção” quando submetemos a mente e corpo ao estresse. Como mencionado anteriormente, os limões têm uma grande concentração de vitamina C, o que ajuda a repô-la com facilidade..
Viram? Razões não faltam para fazer deste ato simples e saudável, um hábito diário!
 
agua-com-limao-03
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário