domingo, 14 de janeiro de 2018

Bijou

O Chartreuse (fala-se “xartréze”) destilado francês que começou a ser feito pela Ordem dos Cartuxos a partir de instruções registradas em um manuscrito de 1605 e até hoje ninguém sabe sua receita exata. A produção da bebida também teve altos e baixos, já que a Ordem dos Cartuxos foi expulsa do território francês e, antes de recuperar suas propriedades na cidade de Voiron, no sudeste do país, fez os licores na cidade de Tarragona, na Catalunha (Espanha).

Os únicos que conhecem exatamente a fórmula são dois monges – um mais novo e outro mais velho – responsáveis por produzir o licor. Quando o mais velho morre, o outro assume o papel de mestre e tem a missão de passar seus conhecimentos a um aprendiz, e assim os Cartuxos mantêm a bebida viva ao longo dos séculos. Encontrada nas versões verde (a mais famosa, com 55% de álcool) e amarela (mais leve, com 40% de volume alcoólico), sabe-se apenas que leva ingredientes como canela, macis, menta, tomilho e flores desidratadas, no caso do licor esverdeado, enquanto a Chartreuse amarela também tem sementes de cardamomo e aloé.


A receita de hoje é o cocktail chamado de "Bijou" porque combina as cores de três jóias: gim para diamante, vermute para rubi e chartreuse para esmeralda. 

Ingredientes: 
45 ml London Dry Gin 
20 ml Curaçao Incolor (ou Cointreau) 
20 ml Vermute francês seco 
1 lasca da casca de laranja (decoração) 

Preparação: 
Em uma coqueteleira, adicione o gim, curaçao e o vermute. Bata e coe em taça gelada. 
Torça a casca da laranja sobre a taça e repouse-o sobre a bebida para decorar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário