sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

TENDER PARA O NATAL

Tender para mim é uma das comidas de Natal mais fáceis de fazer e saborosa... Vem quase pronto e é difícil uma receita com ele que não dê certo. Lembro que o presunto do tempo dos meus avos era a perna traseira de porco, cozida e defumada, com osso, hoje em dia retiraram o osso e criaram o formato de bola. Arroz e farofa para acompanhar e no dia seguinte dá para comer a cobra com um pãozinho francês fresco.

Ingredientes1 tender bolinha
3 colheres de sopa de mel
1 colher de sopa de mostarda (dijon)
1 colher de chá de extrato de baunilha
1/2 colher de cafe de pitada de pimenta-da-jamaica em pó

Molho100 ml de vinho branco
1 xícara de caldo de frango


Modo de preparo
Misture o mel com a mostarda, a baunilha e a pimenta e reserve. Faça cortes na superfície do tender formando losangos. Coloque o tender numa assadeira, besunte com metade da mistura de mel e cubra a assadeira com papel laminado. Leve ao forno pré-aquecido a 200° C por 30 minutos. Retire o laminado, besunte o tender com a outra metade da mistura e deixe no forno por mais 25 minutos. A cada 10 minutos regue o tender com o caldo que se formar na assadeira. Se o caldo começar a escurecer demais coloque um pouco de água na assadeira para não queimar.

Modo de preparo do molhoRetire o tender da assadeira e reserve. Coloque a assadeira sobre o fogo e junte o vinho branco para que o caldo do assado se solte. Coloque o caldo que ficou na assadeira em uma panela e junte o caldo de frango. Deixe ferver até reduzir pela metade. Corrija o sal e acrescente um pouco mais de mel e mostarda.

Para sevir
Sirva o tender com o molho à parte e fios de ovos ou frutas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário