quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Bora desintoxicar a tireoide e detonar até 5 kg em um mês?!!

O que passa por sua cabeça quando o assunto é tireoide? Ah, estou engordando e a culpa é dela? Segundo um dos médicos mais famosos dos Estados Unidos, dr. Oz, diretor do Instituto Cardiovascular e Medicina Complementar no Presbyterian Hospital, nem sempre uma doença, nesse caso o hipotireoidismo, é a causa do aumento de peso. A razão pode ser uma intoxicação orgânica, que prejudica o trabalho da glândula e acaba engordando. No mundo todo, mais de 20 milhões de mulheres sofrem disso. “A causa é uma exposição do corpo a toxinas vindas sobretudo da comida. Essas impurezas desequilibram a produção dos hormônios que convertem gordura em energia”, diz o médico, que ensina um teste caseiro para avaliar se é o seu caso. Se seguir o plano abaixo, você pode secar até 5 kg no mês. 

FAÇA O TESTE DA TIREOIDE
“O hormônio da tireoide auxilia na regulação do metabolismo e no bom desempenho de órgãos como coração, pulmão e intestino”, diz o endocrinologista André Zanella, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Quando há uma disfunção ou uma intoxicação, os sintomas aparecem. Faça o teste criado pelo médico americano e veja se a sua glândula pode estar com toxinas: 

1 Observe suas sensações: sensibilidade ao frio, fadiga persistente, cabelo quebradiço e ganho de peso (de 7 a 10 kg em dois anos) são indícios de baixa atividade da tireoide, de acordo com o dr. Oz. 

2 Teste a temperatura corporal: com o termômetro, verifique sua temperatura de manhã, logo após sair da cama. Faça isso por uma semana, anotando os graus. Someos e divida o resultado por 7. Se for igual ou menor que 36,6º, suspeite de baixa atividade da tireoide. 

3 Analise as sobrancelhas: queda de pelos aí é um sinal vermelho clássico. O dr. Oz recomenda: “Alinhe um lápis na posição vertical no canto externo do seu olho. Se pouco ou nenhum fio for visível na parte que ficou de fora, pode ser tireoide preguiçosa.

COMO AGIR SE TIVER PROBLEMA

Em seus estudos, dr. Oz descobriu que há alimentos com poder de estimular a glândula da tireoide e desintoxicá-la, fazendo o metabolismo acelerar. Os itens ajudam a diminuir inchaço, fadiga, enfraquecimento das unhas e do cabelo. Confira:

Fique de olho na vitamina D: pesquisas recentes garantem que essa vitamina é fundamental para a tireoide. Tanto que os experts a consideram um “co-hormônio” para limpar o organismo e ativar a glândula tireoide. Num estudo conduzido pela Universidade da Califórnia (EUA), cientistas descobriram que a vitamina D ajuda a reverter danos celulares que podem interromper a função da tireoide. Salmão, atum e leite são itens que contêm o nutriente.

Consuma iodo: esse mineral pode limpar as toxinas da glândula tireoide e restaurar sua função. Para tanto, consuma, por semana, três porções de peixes, algas, leite e ovos. Outra dica é usar sal de cozinha que tenha adição de iodo. O dr. Oz alerta que o cozimento pode destruir 63% do iodo do sal, por isso indica acrescentá-lo ao final do preparo da comida.

Reforce a dose de selênio: ele dá força para a tireoide, além de protegê-la contra o mercúrio, toxina que diminui sua atividade. Quando os níveis de selênio estão baixos, o hormônio da tireoide não consegue queimar gordura. “A castanha-do-pará é boa fonte de selênio”, diz a nutricionista Alexandra Marinho (RJ). Coma sementes de girassol, sardinha e fígado.

Cozinhe vegetais no vapor: Brócolis, couveflor e repolho estimulam a função do fígado — o maior filtro de toxinas do corpo. Mas possuem componentes que bloqueiam uma enzima essencial para a formação do hormônio da tireoide. A saída é cozinhá-los no vapor, de três a cinco minutos.

Use óleos que emagrecem: O óleo de coco turbina a tireoide. Michelle Schoffro Cook, doutora em medicina natural e autora de 60 Seconds to Slim (60 Segundos para Emagrecer, sem tradução por aqui), diz: “Esse óleo tem ácidos graxos que aumentam a habilidade da glândula em converter alimentos em energia”. Azeite de oliva também é ótimo, pois traz vitamina E, que estimula o hormônio da tireoide.

FUJA DESTES ALIMENTOS

Assim como existem as comidas benéficas para a glândula da tireoide, há aquelas que a prejudicam. A nutricionista Thaís Fontoura Pinheiro, mestre em Engenharia de Alimentos, mostra quais devem ser evitadas ou consumidas com moderação (uma vez por semana).

Açúcar e refinados: aumentam os níveis de insulina, que tem alta relação com a disfunção da tireoide. Evite farinha branca, açúcar e doces em geral.

Soja: possui flavonoides e ácido fítico, que prejudicam o funcionamento da tireoide e a absorção de alguns minerais (zinco, cálcio e magnésio). Tire do cardápio leite e suco à base de soja, salsicha, peito de peru, hambúrguer e outros produtos que contenham soja.

Verduras cruas: os licosinolatos, compostos presentes em algumas verduras cruas, como couve, repolho, brócolis, espinafre, couve-flor e couve-de-bruxelas, podem interferir negativamente na glândula. Coma tudo cozido.

CARDÁPIO PARA FAZER A LIMPEZA
Veja o cardápio detox da tireoide com cerca de 1.200 calorias diárias, elaborada por  nutricionista, que possibilita a perda de até 5 kg em 30 dias. Para acelerar o emagrecimento, faça 40 minutos de atividade física, três vezes por semana, e não esqueça de tomar 2 litros de água diariamente, combinado?

DIA 1 
Café da manhã: • 2 ovos mexidos + suco de frutas vermelhas (200 ml)
Lanche: • 2 castanhas-do-pará
Almoço: • 1 concha de creme de espinafre + 1 posta de salmão grelhado
Lanche: • 1/2 abacate picado com chia
Jantar: • 1 prato fundo (mesa) de sopa de ervilha

DIA 2
Café da manhã: • 1 taça de salada de frutas com cereal integral (2 colheres de sopa)
Lanche: • 1 banana com 1 colher (sopa) de quinoa
Almoço: • 3 filés de sardinha ao forno + 4 colheres (sopa) de arroz integral + 1 prato (sobremesa) de cenoura ralada
Lanche: • 1 pote de iogurte desnatado com quinoa e 1 castanha-do-pará
Jantar: • 1 pires de salada de agrião e rúcula temperada com óleo de coco ou azeite extravirgem + 1 fatia média de torta de salmão integral.

(Fonte - http://vivamais.uol.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário