quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Alguns ladrões da energia que devem ser evitados sempre que possível.

Dalai Lama define alguns ladrões da energia que devem ser evitados sempre que possível.
Dizem que nosso inimigo é nosso melhor mestre. Ao estar com um mestre podemos aprender a importância da paciência, o controle e a tolerância, 
mas não temos a oportunidade real de exercitá-la. 
A verdadeira prática surge quando nos deparamos com um inimigo.”


Aceite o momento presente
Vivemos em uma era onde prevalecem o futuro e o amanhã sobre o momento, o aqui e o agora. Passamos por cima do poder do presente, de desfrutar o instante em que vivemos e nos perdemos em planos futuros que não nos permitem valorizar o que já temos. Este estado nos leva a não aceitar situações que se apresentam no nosso dia a dia com conotação negativa, já que não temos o poder de mudar tudo.

Aceitar, por isso, é a tarefa que devemos começar a praticar como mantra. Quando aceitamos que não podemos modificar alguma coisa estaremos diante da possibilidade de mudarmos o plano e sermos muito mais abertos a novas oportunidades. “Aceite. Não é resignação, mas nada faz você perder mais energia do que resistir e brigar contra uma situação que você não pode mudar”.
Tire um tempo e dê passos pequenos

O dia a dia está feito de tempo, assim como a natureza. Essa é a autêntica beleza da nossa plenitude interior, aceitar o tempo mas não se tornar escravo do mesmo. Já sabemos que existe uma infinidade de ritmos diferentes quanto ao tempo e cada um de nós tem o seu. “Permita-se descansar se você está precisando e permita-se agir se você está propenso a agir.”

Para isso é fundamental saber quando parar e quando agir no momento adequado. Se não o fizermos, deixaremos de valorizar o nosso ser, nossa essência como seres humanos, e perderemos o amor por nós mesmos.

Permitimos assim que se criem estados de ansiedade, tristeza e depressão que nos bloqueiam e não nos permitem ser a nossa melhor versão. Arme-se com alguns conselhos básicos para superar com sucesso estes estados emocionais, entendendo sempre a sua origem.

Rodeie-se das pessoas certas com amor
Quando nos referimos às pessoas certas estamos falando daquelas que fazem parte do seu ser, que amam você com sinceridade, compromisso e não exigem nada em troca. Pessoas que são generosas por um grande motivo: o amor.

Pessoas que nos fazem sentir ainda mais vivos e livres ao sermos nós mesmos. “Deixe ir embora as pessoas que só vêm pra compartilhar queixas, problemas, histórias desastrosas, medo e julgamento dos outros. Se alguém procura um lugar para jogar o seu lixo, procure que não seja na sua mente.”

Cuide da sua saúde
A saúde é o pilar básico que indica se estamos administrando adequadamente a nossa existência. É o termômetro, porque a nossa vida emocional tem muito de biológico e também se expressa através das nossas constantes vitais.

Quando falamos de energia falamos de corpo, portanto é fundamental dar ao corpo descanso, boa alimentação e tempo para meditar. “Dê prioridade à sua saúde: sem as máquinas do seu corpo trabalhando ao máximo você não poderá fazer muito. Tire um tempo para descansar.”


Tenha o hábito de perdoar
Aprender a perdoar nos permite nos libertar do passado e continuar de forma positiva rumo ao futuro. Podemos sentir emoções que nos enchem de tristeza, raiva, rancor e inclusive sede de vingança, mas temos que aprender a lidar com elas.

Entender estes sentimentos e o seu “porquê”, aprendendo a perdoar, nos permite melhorar nossa existência e, com o tempo, perceber que tomamos a decisão certa. “Perdoe, deixe ir embora uma situação que esteja lhe causando dor, você sempre pode escolher deixar a dor da lembrança”.

Não quebre as suas promessas
Quando prometemos estamos entregando uma parte do nosso coração, já que a confiança tem origem no amor pelos outros e por nós mesmos. Cada um percebe as suas experiências de uma forma ou de outra totalmente diferente, por isso as promessas que fazemos podem ter um valor inestimável para a pessoa a quem são destinadas. Se elas não são cumpridas, portanto, isso pode implicar uma dor enorme para o interior da pessoa.

“Se você não cumpriu, pergunte-se porque você sente resistência. Sempre há o direito de mudar de opinião, de se desculpar, de compensar, de renegociar e oferecer outra alternativa a uma promessa não cumprida, mas não como um hábito. A forma mais fácil de evitar não cumprir alguma coisa que você não quer fazer é dizer NÃO desde o começo”

“A essência da vida espiritual está formada por nossos sentimentos e 
nossas atitudes para com os outros.”
(Dalai Lama)

Nenhum comentário:

Postar um comentário