sexta-feira, 26 de março de 2021

Coisas de Aimée - A PERSISTÊNCIA da MEMÓRIA - Salvador Dali!

Felipe Jacinto Dali i Doménech, nasce em Figueres, (Girona, Catalunha, Espanha), dia 11 de maio de 1904, e foi um grande pintor, escultor, gravador, cenógrafo e escritor do século XX, mundialmente reconhecido.
Em 1910, seu pai decide inscrevê-lo no colégio Hispano-Francês da Imaculada Conceição de Figueres onde aprende francês, sua futura língua de cultura. O jovem Dali quer dedicar-se à pintura, mas o seu pai impõe-lhe como condição para ser pintor, ir estudar à escola de Belas Artes de Madrid,
Dali aceita-o sem hesitação e entre 1921 e 1925 estuda na Academia San Fernando de Madrid, onde entabla amizade com o poeta Federico Garcia Lorca e o cineasta Luis Buñuel.
Em 1925, a Galeria Dalmau de Barcelona organiza a sua primeira exposição pessoal, a partir da qual Joan Miró e Pablo Picasso começam a interessar-se pelos seus trabalhos.
Dali deixa-se influenciar primeiro pelo futurismo e depois pelo cubismo (1925).
Em abril de 1926 o artista viaja pela primeira vez para Paris onde visita Picasso. Na sua segunda viagem a Paris, em 1929, assiste às filmagens do filme de Buñuel ′′ O cão Andaluz ", do qual Dali é coguionista, e nesse mesmo ano, Joan Miró apresenta-lhe o grupo dos surrealistas.
Dali conhece André Breton e descobre Gala, sua futura esposa e musa (casada naquela época com Paul Eluard), e adere ao movimento surreal.
O genial pintor se interessa pelas teorias psicanalíticas de Freud e define seu método como ′′ paranóico-critico ".
Pinta naquele período espaços oníricos e fantasmagóricos povoados de elementos simbólicos: relógios moles, muletas, animais fantásticos e personagens retorcidos.
Em 1934, em uma paródia de julgamento liderada por Bretão, Dali é expulso do grupo surrealista embora ainda esteja envolvido nas manifestações e exposições desse movimento.
Após a guerra civil espanhola compromete-se politicamente a favor do ditador Franco e, a partir dos anos 40, marcha para os Estados Unidos e declara que quer aproximar-se da realidade, retornando a uma expressão pictórica mais clássica, sem deixar de imprimir nos seus obras sua fantasia pessoal.
Os temas recorrentes tanto na sua obra pintada como na obra gravada são a mulher, o sexo, a religião e as batalhas.
Dali é exibido em shows peculiares ao longo de sua carreira, misturando arte e vida, colocando-se constantemente em cena.
Esteve 10 anos em Nova York e foi ao seu redor, na década de 50, realizou seus melhores trabalhos, principalmente utilizando temas religiosos.
Após vários anos de esforço, Dali abre seu próprio museu em seu Figueres natal em 1974.
A última paixão deste catalão universal foi a pintura ′′ estereoscópica ′′ a partir de 1975, e apresenta a sua primeira obra ′′ hiper estereoscópica ′′ em Nova York em 1978.
Dali que se qualificava de ′′ canibal ", ′′ megalomaníaco ′′ e de ′′ perverso polimorfo ", morre em Barcelona (Espanha) em 23 de janeiro de 1989 aos 84 anos se idade, por causa de insuficiência respiratória.
Para ilustrar está resumida biografia, uma das suas obras mais conhecidas: ′′ A persistência da memória ", também conhecida como relógios derretidos ou relógios moles.
Interpretar qualquer obra de Dali é sempre complicado e subjetivo.
Par começar a visionar o quadro, sem antes tentar explicar o que significa ′′ Surrealismo ".
O termo Surrealismo expressa estar fora da realidade, ou abaixo da realidade e foi um movimento que nasceu para 1924.
A Europa por estas datas estava em recuperação após a primeira guerra mundial. Movimentos anteriores como Dadaísmo ou Metafísica, tinham deixado o terreno pago para o Surrealismo.
O surrealismo veio a ser um movimento revolucionário, e levantou os princípios opostos à lei, ordem, moral e bons costumes, pois estes, não só não serviram para nada, como tudo havia sido destruído e desmantelado.
O movimento surreal, rompe com todos os laços tradicionais, apelando para o subconsciente.
Neste sentido, o mundo do sono será fundamental. Quando sonhamos não temos as amarras diárias, mas que nossos subconscientes tomam conta do nosso ser, com grandes doses de fantasia e abstração da realidade.
A Persistência da MEMÓRIA
Analise
Em uma vista generalizada para a tela, podemos distinguir até quatro relógios, cada um em uma posição diferente, mas todos em um aparente estado de decadência.
Em uma conhecida entrevista, Dali disse que para a realização destes relógios se inspirou nos queijos Camembert, pois estes eram ′′ extravagantes, ternos, solitários e paranóicos críticos ".
Um dos relógios pendura nos galhos de uma árvore seca. No mundo fantástico de Dali, podemos associar este ponto ao conceito de thanatos, ou da morte.
Outro se encontra apoiado em uma espécie de rosto, que ao mesmo tempo se apoia sobre uma rocha. Este rosto relacionou-se com uma rocha real que se encontra no cabo de Creus, perto de sua casa, e que o pintor incluiu em outras obras.
Um terceiro relógio é representado na hora de cair de um muro.
Sobre este relógio, vemos uma mosca, outro dos itens mais representados por Dali, (célebres são suas fotos com moscas nos bigodes. Costumava dizer que eu era apaixonado por moscas... limpas).
Finalmente, vemos um relógio que se afasta do conceito dos anteriores, pois responde à tipologia de bolso. Este relógio encontra-se repleto de formigas, elemento que na obra de Dali sempre se relacionou com o erotismo. É preciso dizer que estes relógios sempre se levavam próximos dos genitais, por isso esta relação parece mais clara.
Em suma, Dali nos apresenta um mundo que não é real, com formas que não são consistentes, mas que amoleceram, indicando-nos assim a fluidez do tempo.
Sentimentos, erotismo reprimido, mundo interior e suas patologias são traduzidas com precisão fotográfica
Eles apreciam as alusões ao mundo do subconsciente, refletido por obsessões e repressões eróticas.
A cena situa-se em um lugar muito representado pelo artista, que lembra as planícies de Cadaquês. Neste sentido, vemos algumas rochas ao fundo e, como não, o mar da Costa Brava num espaço muito claro, luminoso e diáfano, com uma enorme profundidade.
Quando lhe pediram para definir o Surrealismo, a sua resposta era assim tão forte:
Surrealismo sou eu!
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Autor: Salvador Dali i Domênech (1904-1989)
Título ′′ A persistência da memória ′′ (1931)
Técnica: Óleo sobre tela
Dimensões: 24 cm. x 33 cm.
Estilo: Alegoria
Período: Surrealismo, Vanguardismo.
Localização: MOMA, Nova York (U.S.A.)







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