sexta-feira, 5 de março de 2021

COISAS DE AIMÉE - LEONARDO da GANHA (1504/1452 - 02/05/1519)

Um nome que não precisa de apresentação, Leonardo da Vinci foi o arquétipo do homem renascentista: pintor, escultor, cientista, matemático, inventor, músico e escritor.

Conhecido acima de tudo como pintor, por suas obras conhecidas em todo o mundo, como a Mona Lisa, a Virgem das Rochas e a Última Ceia. Sua arte era inovadora, e tomou as ciências para aplicá-las com maestria a pintura, de uma forma incomparável quanto à técnica e à expressão.
Ao longo da história, e ainda hoje na cultura moderna, ele continua fascinando e inspirando. Divide com Raffaello (1483-1520) e Michelangelo (1475-1564) uma espécie de triunvirato do génio italiano do Alto Renascimento.
Esta biografia limita-se ao seu trabalho presente na Galeria dos Uffizi. Isto inclui a sua Anunciação, cerca de 1472, executada quando o artista ainda estava na oficina de Andrea do Verrocchio (1435-1487)
Tal como com muitos outros artistas do Renascimento Italiano, as notícias sobre a vida de Leonardo vêm do biógrafo e artista Giorgio Vasari (1511-1574).
A Anunciação foi realizada quase ao mesmo tempo em que Leonardo contribuiu para o Batismo de Cristo de Verrocchio, ele também nos Uffizi.
Notou-se que a Anunciação de Leonardo, uma das duas obras com o mesmo título, é realizada no estilo de Frangelico (1395-1455), pintor do primeiro Renascimento.
Na sua Adoração dos Magos vê-se a sua técnica do claroscuro, nesse momento ainda crescendo. Por encomenda dos monges de San Donato em Scopeto de Florença, Leonardo projetou a composição da obra, mas a parte pintada provavelmente foi feita por Filippo Lippi (1457-1504).
Estamos cientes disso através da intensa pesquisa do professor Maurizio Seracini, encomendada pela Galeria dos Uffizi. Além das inúmeras características técnicas reveladas pelos testes de diagnóstico de Seracini, ele também mostrou o desenvolvimento da representação complexa de significados religiosos por Leonardo.
Entre eles, a árvore localizada no centro da obra para a qual o Menino Jesus se dirige como uma referência simbólica ao Livro de Isaías do Antigo Testamento. A reconstrução do templo representa a paz, contraste com a batalha representada do lado oposto. A obra é considerada a mais variável entre as do Leonardo.
Estas primeiras obras de Leonardo da Vinci mostram o surgimento de um mestre do Renascimento descrito por Vasari como um homem no qual vivem ′′ beleza, graça e virtude ".
De certa forma, de qualquer coisa ele se ocupa, cada sua ação é tão divina, que deixando todos os outros homens para trás, claramente se faz conhecer como uma coisa concedida por Deus e não adquirida pela arte humana ′′ (Vasari, Las Vidas ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário