segunda-feira, 7 de março de 2016

Arrumando as malas

Sempre que viajo, quando da arrumação da mala, vou tirando as roupas do armário para levar e penso  logo nos looks, para não encher a mala e voltar com ela mais cheia ainda, além de ser pouco prático, exige esforço e taxa extra para o excesso de bagagem (avião). 
 
 
Dicas para arrumar a mala de viagem de forma eficiente

Regra 1 - O estilo da viagem (praia, campo, cidade), o motivo (esporte, lazer, trabalho), condições climaticas e duração da viagem (curta ou longa). Pense nas atividades e faça uma lista das roupas necessárias para esses momentos.
Regra 2 - Preferência por peças coringas que servem para diferentes ocasiões – em especial se combinadas entre si. Uma blusa básica se transforma na roupa ideal para um jantar descolado, basta usar um acessório diferente (um colar ou uma echarpe). Quanto mais combinações inteligentes, menor a necessidade de roupas extras.
Regra 3 - Para viagens acima de 15 dias, use o serviço de lavanderia do estabelecimento que estiver hospedado(a). Leve uma sacola para as roupas sujas, assim você separa o que já foi usado das peças limpas.
Regra 4 - Nada de levar coleção de perfumes ou várias joias, nem shampoo e condicionador para hotéis que oferecem estes produtos. Na hora da arrumação, coloque os sapatos no fundo da mala (embalados em sacos plásticos) e as meias dentro dos calçados. Aproveite as frestas entre eles para incluir roupa íntima e outros itens de menor porte ou que se adequam aos pequenos espaços. Depois incluir as roupas. Enrole as roupas em pequenos tubos, em vez de dobrar. Assim elas ficam sem as marcas de dobras e você ganha espaço.
Regra 5 - Pese a mala antes de partir para o aeroporto. Utilize balanças portáteis (aquelas de banheiro) ou vá até uma farmácia com balança. Caso sua mala esteja acima do permitido, vale a pena retirar alguns itens ou trocá-los por opções mais leves.
Regra 6 -  Arrume a mala com uma semana de antecedência, faça uma lista com todos os itens, assim caso esqueça de algo dá tempo para adicionar calmamente no decorrer da semana.
Regra 7 - Levar para viagens curtas, malas macias (sacolas ou mochilas); as malas tradicionais para transportar objetos frágeis ou para viagens mais longas. Dê preferência aos modelos com rodinhas duplas, são mais fáceis de transportar. Para viagens de avião personalize sua mala com adesivos ou fitas coloridas, facilitam na hora de identificar no desembarque.
Regra 8 - A bagagem de mão é essencial, em especial nas viagens aéreas, uma vez que existe maior possibilidade de extravio das malas. Sem esquecer que as companhias aérea têm regras de peso máximo para a bagagem de mão. Leve documentos pessoais, passagens e objetos de valor, óculos, remédios e objetos de higiene pessoal (escova de dentes, absorventes, maquiagem, etc...).
Regra 9 - Leve três pares de calçados em viagens de lazer, uma opção mais formal (para festas e jantares), outro para o dia a dia (um tênis confortável) e uma sandália. Se for para a praia ou lugares com piscina, é essencial um chinelo.
Regra 10 -  Não esqueça os documentos. Em viagens internacionais é indispensável passaporte, RG e cópia de RG (em local separado), passagem aérea e cópia de passagem (em local separado), carteira de habilitação, cartão do seguro, carteira de Vacina Internacional, cartões de crédito e dinheiro em espécie (dólares ou moeda local). No caso de mochilão, a carteira de alberguista também faz parte dos documentos essenciais.
Regra 11 - Não esqueça os remédios tipo antitérmicos, antialérgicos, anti-inflamatórios e antibióticos. Consulte o médico antes de embarcar e peça as receitas para todos os medicamentos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário