quinta-feira, 13 de junho de 2013

Dia do Santo Casamenteiro!


Seu nome de batismo era Fernando, mas foi como Antônio de Coimbra ou Antônio de Pádua, como alguns preferem chamá-lo, que Santo Antônio ganhou popularidade entre católicos de todo o mundo. Nascido em Lisboa em 1195 e falecido na Itália aos 36 anos, foi canonizado um ano depois de morrer.


Apesar de não ter em seus sermões nada específico sobre casamentos, Santo Antônio ficou conhecido como o santo que ajuda mulheres a encontrarem um marido. A fama ganhou popularidade porque, em uma sociedade onde as mulheres eram, em geral, marginalizadas, Santo Antônio as ajudava a obterem dote e enxoval, o passe para que pudessem se casar. Em Barbalha (CE), o santo é padroeiro e a festa começou no início do mês, prosseguindo por quase 15 dias. Os moradores disputam para receber a imagem do santo em casa. Nesta época do ano, a cidadezinha recebe cerca de 500 mil pessoas, todas atraídas pela religião e cultura popular da localidade. 



Independente de crenças acerca de Santo Antônio, o dia 13 de junho tornou-se o dia oficial para homenageá-lo. Moças à procura do par perfeito tradicionalmente invertem a imagem do Santo, buscando ter suas preces casamenteiras atendidas.!

Nenhum comentário:

Postar um comentário