domingo, 3 de fevereiro de 2013

Cupcake de Chai Masala

Chai masala, é uma bebida tradicional da Índia, uma mistura de chá, especiarias e ervas. Lembro que quando fomos a Londres, estivemos em uma padaria fashion e você me introduziu no mundo do  cupcake. Essa receita dá para doze bolinhos.
 
CHAI MASALA
Ingredientes
175ml (¾ xícara) de leite
2 saquinhos de chai
250g (2 xícaras) de farinha de trigo
½ colher (chá) de fermento em pó
¼ colher (chá) de bicarbonato de sódio
¼ colher (chá) de sal
1 colher (chá) de canela em pó
½ colher (chá) de cardamomo em pó
¼ colher (chá) de gengibre em pó
1 pitada de cravo-da-índia em pó
110g (7 ½ colheres de sopa) de manteiga em cubos e em temperatura ambiente
200g (1 xícara) de açúcar
1 colher (chá) de extrato de baunilha
2 ovos
Chocolate em pó para polvilhar
 
CREME AMANTEIGADO DE CHAI
110g (7 ½ colheres de sopa) de manteiga em cubos e em temperatura ambiente
260g (2 xícaras) de açúcar de confeiteiro
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 colher (chá) de canela em pó
1 colher (chá) de gengibre em pó
Cerca de 1 colher (sopa) de leite
Assadeira para muffin forrada com 12 forminhas
 
Como fazer
Preaqueça o forno a 180ºC.
Para fazer o chai, aqueça o leite sobre o fogo baixo numa panela pequena. Junte os saquinhos de chá e deixe em infusão enquanto você começa a preparar a massa do cupcake. Numa tigela, peneire juntos a farinha, o fermento, o bicarbonato, o sal, a canela, o gengibre e o cravo-da-índia.
Numa vasilha, bata a manteiga, o açúcar, e a baunilha com a batedeira até obter um creme pálido e fofo. Interrompa o trabalho de vez em quando para raspar a lateral da vasilha com uma espátula de borracha. Acrescente os ovos, um de cada vez, batendo bem após cada adição.
Descarte os saquinhos de chá da infusão de leite. Junte 1/3 dos ingredientes secos e peneirados à mistura de manteiga e bata em velocidade baixa. Acrescente metade do chai e bata bem. Repita o processo e termine com o terço final dos ingredientes secos.
Divida a massa entre as forminhas de muffin. Asse no forno preaquecido por 23 a 25 minutos, ou até que os cupcakes tenham crescidos e que um palito enfiado no centro de um deles saia limpo. Retire do forno, desenforme e deixe esfriar completamente antes de decorar.
 
CREME AMANTEIGADO DE CHAI
Enquanto os cupcakes esfriam, prepare o creme amanteigado.
Numa tigela, bata a manteiga com a batedeira até obter um creme bem leve e homogêneo. Peneire metade do açúcar sobre a tigela, batendo até que esteja incorporado ao creme. Adicione o restante do açúcar e bata em velocidade baixa. Junte a baunilha, a canela e o gengibre. Bata por 3 a 5 minutos em velocidade alta. Se necessário, junte um pouco de leite para diluir.
Espalhe a cobertura sobre os cupcakes freios com uma espátula. Polvilhe com chocolate em pó, usando estêncil de coração, se tiver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário