terça-feira, 16 de agosto de 2011

NEM JESUS AGUENTARIA SER PROFESSOR...

                                        O Sermão da montanha (*versão para educadores*)   
                                                             
Naquele tempo, Jesus subiu a um monte seguido pela multidão e, sentado sobre uma grande pedra, deixou que os seus discípulos e seguidores se aproximassem.  
Ele os preparava para serem os educadores capazes de transmitir a lição da Boa Nova a todos os homens.  tomando a palavra, disse-lhes:
- Em verdade, em verdade vos digo
- Felizes os pobres de espírito, porque deles é o reino  dos céus.

- Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.
- Felizes os misericordiosos, porque eles...?
  
Pedro o interrompeu:
- Mestre, vamos ter que saber isso de cor?
  
André perguntou:
- É pra copiar?
  
Filipe lamentou-se:
- Esqueci meu papiro!
  
Bartolomeu quis saber:
- Vai cair na prova?
  
João levantou a mão:
- Posso ir ao banheiro?
  
Judas Iscariotes resmungou:
- O que é que a gente vai ganhar com isso?
  
Judas Tadeu defendeu-se:
- Foi o outro Judas que perguntou!
  
Tomé questionou:
- Tem uma fórmula pra provar que isso tá certo?
  
Tiago Maior indagou:
- Vai valer nota?
  
Tiago Menor reclamou:
- Não ouvi nada, com esse grandão na minha frente.
  
Simão Zelote gritou, nervoso:
- Mas porque é que não dá logo a resposta e pronto!?
  
Mateus queixou-se:
- Eu não entendi nada, ninguém entendeu nada!
  
Um dos fariseus, que nunca tinha estado diante de uma multidão nem ensinado nada a ninguém (ESTE É O PEDAGOGO), tomou a palavra e dirigiu-se a Jesus, dizendo:
- Isso que o senhor está fazendo é uma aula?
- Onde está o seu plano de curso e a avaliação diagnóstica?
- Quais são os objetivos gerais e específicos?
- Quais são as suas estratégias para recuperação dos conhecimentos prévios?
  
Caifás emendou:
- Fez uma programação que inclua os temas transversais e atividades integradoras com outras disciplinas?
- E os espaços para incluir os parâmetros curriculares gerais?
- Elaborou os conteúdos conceituais, processuais e atitudinais?
  
Pilatos, sentado lá no fundão, disse a Jesus:
- Quero ver as avaliações da primeira, segunda e terceira etapas e reservo-me o direito de, ao final, aumentar as notas dos seus discípulos para que se cumpram as promessas do Imperador de um ensino de qualidade.
- Nem pensar em números e estatísticas que coloquem em dúvida a eficácia do nosso projeto.
- E vê lá se não vai reprovar alguém!
  
E, foi nesse momento que Jesus disse:

"Senhor, por que me abandonastes..." 

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