Os cuidados com os pés, apesar de serem negligenciados por muitas vezes, são extremamente importantes. Afinal, esses membros podem, inclusive, apresentar sintomas de diferentes doenças ou demais alterações em nosso organismo.
Além do mais, ter os pés bem cuidados, seja por um pedicure ou por você mesmo, proporciona mais conforto e relaxamento. Sem contar que é maravilhoso usar um sapato aberto, como uma sandália, e ver que os seus pés estão lindos, não é mesmo?
Principais cuidados com os pés
Os pés são os principais responsáveis pelo apoio ao corpo, transporte e pela nossa movimentação. Suas estruturas permitem a sustentação de praticamente todo o nosso peso e são flexíveis para ajudar a realizar diversos movimentos.
Ao prestar atenção nessa área, é possível perceber que ela pode indicar sinais do estado do nosso organismo. Por exemplo, quando os tornozelos e articulações aparecem mais inchados que o normal, esse pode ser um grande indício de retenção de líquido e de que o seu corpo precisa ser mais hidratado.
Não apenas isso, tirar um tempo para dar atenção para si mesma e criar um hábito de cuidados com os seus pés é ótimo para aumentar a autoestima e ainda ajuda a relaxar.
Faça esfoliação regularmente
A esfoliação é uma maneira de remover as células mortas e promover a renovação da pele. Além disso, ela deixa a região com um aspecto lisinho e muito agradável ao toque. Para fazer isso, você pode usar métodos químicos ou físicos.
O primeiro se trata de cremes que têm ação esfoliante. Geralmente, eles apresentam partículas de minerais que ajudam a remover as toxinas e deixar a pele mais macia. Já o físico é o mais conhecido, ele se dá com o uso de lixas, que, por meio do atrito, retiram o acúmulo de células mortas na superfície os pés, deixando-os mais limpos e suaves.
Para evitar rachaduras ou agressões na pele, é uma boa ideia usar óleos de origem mineral para repor a nutrição às células que pode ter sido retirada durante o processo. Assim, você garante que os seus pés fiquem ainda mais bonitos.
Use hidratantes adequados
Enquanto a esfoliação pode ser realizada a cada 15 dias, a hidratação precisa ser feita diariamente. Sempre que sair do banho — um momento em que a pele está mais propícia para receber e absorver melhor os produtos —, aplique um hidratante com fórmulas que se adaptam ao seu tipo de pele, a fim de repor a água que foi perdida durante o dia e evitar que os seus pés fiquem com uma aparência ressecada.
Para encontrar o produto ideal, considere as necessidades de sua pele. Por exemplo, se ela é seca, o ideal é investir em um hidratante mais concentrado, a fim de obter melhores resultados. Já se ela é mista ou oleosa, o mais indicado é um creme voltado para essas características.
Aposte no relaxamento
Apostar no relaxamento dos pés pode trazer efeitos muito positivos para o resto do corpo, como a redução do estresse e ansiedade, combate à insônia e regulação do humor. Uma massagem na sola e planta dos pés, por exemplo, ajuda muito nesse aspecto. Além disso, um escalda-pés (banho de água morna, com sal grosso e ervas aromáticas) depois de um dia atarefado pode ser tudo o que você precisa para descansar.
Compre de sapatos de qualidade
A qualidade dos sapatos que você usa tem influência direta na saúde dos seus pés. Afinal, são esses os responsáveis por proporcionar a proteção a essa região e garantir que ele não tenha contato direto com o chão ou superfícies que podem causar danos à pele.
Por isso, não deixe de procurar por calçados confortáveis, feitos de material de qualidade e que não prejudicam a saúde dessa área. Lembre-se também de colocar em prática todos esses cuidados com os pés e desfrutar dos benefícios que esse hábito traz no seu dia a dia.
https://blog.finoraro.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário