quinta-feira, 2 de julho de 2020

Dica de Leitura by Paloma Aimée Ferreira! Terra Sonâmbula

Considerado dos doze melhores livros africanos do século XX, Terra Sonâmbula talvez seja o livro mais consagrado do escritor moçambicano Mia Couto.
O autor recebeu (2013) o Prêmio Camões, o mais importante da literatura de língua portuguesa.
Publicado em 1992, ele está dividido em onze capítulos e lembra muito a escrita de Guimarães Rosa - além de ser poético, é relacionada à sua terra.
O título faz uma referência à situação política e social de Moçambique, que passou por uma dura guerra civil durante anos a fio (1977-1992). Sonâmbula é uma maneira de sublinhar como aquele território não teve descanso.
Com uma história que mescla sonho e realidade, ficamos conhecendo os protagonistas Muidinga e Tuahir. O primeiro personagem perdeu a memória e o segundo é um velho sábio da região que passa a guiar Muidinga depois da guerra.
Conhecido por compor uma prosa regionalista, que se apropria da linguagem local e das lendas e mitos da região, o romance irá conduzi-lo por horizontes inimagináveis. Indicamos esse clássico da literatura africana para todos aqueles que, em 2020, pretendem descobrir uma nova cultura. Li a critica acima, comprei o livro e vou devora-lo esse fim de semana!



Nenhum comentário:

Postar um comentário