quarta-feira, 24 de março de 2021

Sintomas de má circulação, principais causas e o que fazer!

A má circulação é uma situação caracterizada pela dificuldade do sangue em passar pelas veias e artérias, podendo ser identificada por meio do aparecimento de alguns sinais e sintomas, como pés frios, inchaço, sensação de formigamento e pele mais ressecada, por exemplo, o que pode acontecer devido ao uso de pílulas anticoncepcionais, excesso de peso, envelhecimento ou devido ao fato de passar muito tempo em pé ou com as pernas cruzadas, por exemplo.
É importante que a causa da má circulação seja identificada, assim como os sintomas que estão presentes e a frequência com que aparecem, pois dessa forma é possível que o cardiologista ou clínico geral indique o tratamento mais adequado para ajudar a aliviar os sintomas.


A principal forma de identificar a má circulação nas pernas é por meio dos sintomas, sendo os principais:
Pele fria, seca ou escamosa;
Coceira nas pernas;
Manchas vermelhas nas pernas;
Presença de vasinhos ou varizes;
Pés e tornozelos inchados;
Cor pálida ou azulada nos locais de má circulação;
Cãibras nas pernas;
Sensação de formigamento, picadas ou dormência nas pernas;
Ausência de pelos nas pernas;
Rachaduras nos calcanhares.

Os sintomas normalmente pioram ao final do dia, principalmente quando a pessoa passou muito tempo em pé, mas também podem acontecer com maior intensidade durante o ciclo menstrual, em períodos do dia de maior calor ou quando se usa salto alto ou sandálias rasteiras.


Principais causas
A má circulação nas pernas e nos pés pode acontecer como consequência de diversas situações, sendo as principais:
Gravidez, já que durante a gravidez o organismo da mulher produz mais líquidos para manter a irrigação da placenta, o que dificulta o trabalho das veias. Além disso, na gestação há produção do hormônio relaxina, que provoca a dilatação das veias, dificultando o retorno do sangue ao coração.
Aterosclerose, pois devido à presença de placas de gordura no interior das artérias o sangue pode não circular corretamente, resultando no aparecimento dos sintomas da má circulação;
Excesso de peso e sedentarismo, uma vez que a circulação do sangue no organismo pode ficar comprometida e o retorno venoso torna-se mais difícil, podendo fazer com que as pernas fiquem mais inchadas e cansadas;
Envelhecimento, isso porque também acontece o envelhecimento natural dos vasos sanguíneos, o que pode interferir na circulação e pode levar ao aparecimento dos sintomas de má circulação;
Uso de anticoncepcional, isso porque devido à quantidade de hormônios presentes no anticoncepcional, pode haver o risco aumentado de formação de trombos em algumas mulheres, o que pode interferir diretamente na circulação. 
Ficar muito tempo em pé, sentado ou com as pernas cruzadas, devido ao trabalho ou viagens longas, por exemplo, já que pode tornar mais difícil o retorno do sangue para o coração;
Doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, podem ter também como consequência a má circulação, principalmente quando não são tratadas corretamente.
É importante que a causa da má circulação seja identificada, pois assim o médico pode indicar algumas formas de tratar e aliviar os sintomas para evitar que surjam complicações, como formação de úlceras ou amputação do pé, por exemplo.

O que fazer
Para combater e evitar os sintomas de má circulação nas pernas, é importante seguir as orientações do cardiologista ou clínico geral, que pode indicar o uso de meias de compressão ou de remédios que atuam nas veias do sistema circulatório, melhorando o tônus venoso, a microcirculação e a resistência dos vasos sanguíneos.
A adoção de medidas, como elevar as pernas ao final do dia, tomar banho com água a uma temperatura média, fazer massagens na direção do tornozelo para a virilha e usar calçado confortável, também ajudam a reduzir 
o desconforto causado pela má circulação.
Além disso, a prática regular de atividade física e uma alimentação pobre em sal e rica em vitamina C e antioxidantes também podem ajudar a evitar e combater os sintomas da má circulação, assim como alguns remédios caseiros, como o suco de laranja com salsinha e o suco de abacaxi com gengibre, por exemplo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário