Alimentos integrais são os grãos e cereais, arroz, trigo, centeio e aveia (e seus derivados como o pão, farelo e farinha) que não passaram por nenhum processo de refinação. Assim conservam todas as estruturas de seu grão, como a casca e películas protetoras. Dessa forma os alimentos integrais contém maior quantidade de fibras e vitaminas.
São inúmeras as razões para se consumir esse tipo de alimento. Como eles conservam as fibras, o funcionamento do intestino melhora muito. Outra vantagem é a saciedade que eles promovem, ou seja, eles “matam a fome” por mais tempo, essa característica ajuda quem quer perder peso. Eles ajudam também os diabéticos a manterem a glicemia, já que possuem índice glicêmico baixo (em breve falaremos desses alimentos), permitem uma absorção mais lenta de glicose no sangue, evitando a elevação rápida desse açúcar no sangue após a ingestão, picos de glicemia e reduzindo o trabalho da insulina. Além de possuírem índices elevados denutrientes, vitaminas e minerais contribuindo parauma alimentação mais equilibrada.
Na busca por uma alimentação mais saudável, muitas pessoas comem exageradamente alimentos integrais achando que são saudáveis não são calóricos, e isso não é verdade. Alimentos integrais são tão ou mais calóricos que alimentos refinados. Eles auxiliam no emagrecimento, porque propiciam a saciedade e consequentemente a ingestão de menor quantidade.
Como tudo, devemos consumir esses alimentos com moderação. Comece a trocar seus alimentos brancos por integrais (pães, arroz, macarrão…). Leia sempre os rótulos dos alimentos integrais industrializados que comprar, e beba muita água sempre!
Nenhum comentário:
Postar um comentário