Como a postura é dependente de uma abordagem biopsicossocial, a equipe interdisciplinar se faz necessária para corrigir todas as injúrias e problemas relacionados a este aspecto. Não há eficácia em um tratamento exclusivamente farmacológico ou cinesioterapêutico. O importante é que os profissionais de saúde ajam em todos os fatores envolvidos com a postura corporal na busca por resultados satisfatórios.
Yoga
Técnica que envolve flexibilidade, equilíbrio e concentração. As posturas adotadas neste procedimento são capazes de mobilizar grande parte das articulações, estimulando a produção do líquido sinovial e proporcionando relaxamento muscular. Haja vista a necessidade de atenção por parte do aluno/paciente a cada detalhe dos movimentos executados, as sessões podem promover um aumento da propriocepção e do equilíbrio, que por sua vez são essenciais para manutenção de uma boa postura corporal.
Pilates
Joseph Humbertus Pilates, idealizador do método, uniu diversas modalidades esportivas e de tratamento para elaboração dos exercícios e dos princípios básicos a serem seguidos durante a sua execução. Além de todas as características da Yoga, o Método Pilates ainda conta com uma contração isométrica do “core”, que é responsável por aumentar ainda mais a qualidade da PCE e PCD.
Os aparelhos foram desenvolvidos com intuito de facilitar diferentes posturas e trabalhar o corpo nos mais variados planos de movimento, agregando exercícios de alongamento, fortalecimento, coordenação motora, equilíbrio, propriocepção e de resistência.
Para você compreender ainda mais as principais patologias da Coluna e como o Método Pilates pode contribuir neste tratamento, te convidamos a participar de 4 aulas online e gratuitas nos dias 23 a 26 de março. Clique aqui e se inscreva agora!
Reeducação Postural Global (RPG)
Preconiza a aderência a posturas específicas para alongar as cadeias, sendo considerado procedimento de longa duração, devendo o paciente manter-se em cada postura por pelo menos 15 minutos. As cadeias musculares são compostas por musculatura gravitacional que atua de forma sinérgica dentro da mesma cadeia.
Alongar apenas um segmento destas cadeias não proporcionaria ao paciente uma melhora tão significativa, quando esta conduta é comparada com um alongamento que envolve vários grupos musculares de função comum.
Como os exercícios para a postura ajudam a combater as dores na coluna
Caso uma alteração postural esteja associada à compressão de raízes nervosas, contraturas musculares, lubrificação articular escassa e disfunções viscerais, os exercícios de correção (Pilates, Yoga, RPG, cinesioterapia) poderão corrigir parcialmente ou totalmente todas estas condições, uma vez que a postura corporal incorreta pode ser causa isolada de todas as referidas condições.
A importância do alongamento nos exercícios para a postura
A postura mantida por tempo prolongado, por mais alinhada que esteja, não traz nenhum benefício. Modificações posturais ao longo do dia devem acontecer, e para que a maioria das posições assumidas seja de qualidade, os músculos e articulações devem possuir adequada ADM.
O alongamento estático, balístico e através da técnica de Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva são exemplos de procedimentos que aumentam a flexibilidade e ampliam as variações posturais. Procurar a simetria entre os segmentos é fundamental neste caso, portanto, é de suma importância uma avaliação da postura corporal completa e com a utilização dos devidos acessórios (goniômetro, fita métrica, entre outros).
Os melhores exercícios para postura extensão e inclinação em Y
Exercício de extensão é executado em decúbito ventral, com os membros superiores formando um “Y”. Paciente é orientado a realizar uma extensão da porção superior do tronco, mantendo a pelve e o quadril apoiados na superfície. O exercício pode ser isotônico ou isométrico, dependendo do tipo de fibra muscular e fatores individuais dos alunos/pacientes. Já a inclinação é realizada em decúbito lateral, no equipamento “Ladder Barrel” ou em uma “Fitball”, para melhor encaixe das estruturas laterais do tronco e maior conforto. Neste caso o paciente é orientado a inclinar lateralmente o tronco.
Superman de joelhos
Inicialmente, o paciente deve se posicionar em quatro apoios, de preferência com as mãos apoiadas levemente a frente dos ombros de forma paralela. Os joelhos se apoiam na mesma linha do quadril. O profissional conduz o paciente a realizar uma contração do abdômen, para facilitar o alinhamento da coluna vertebral.
Em seguida, um dos membros superiores se eleva e se estende anteriormente, enquanto o membro inferior contralateral também realiza extensão e elevação. O objetivo é gerar instabilidade postural e acionar as reações do organismo de endireitamento e equilíbrio.
Exercícios para corrigir a postura – hipercifose
Baseando-se na cinesioterapia, exercícios que proporcionem extensão da coluna globalmente são os que vão diminuir as curvas patológicas em região torácica. A cifose deve sempre existir, pois é ela quem estabiliza a coluna. Entretanto, as hipercifoses são consideradas alterações posturais e precisam de tratamento. Em todos os casos, o fortalecimento do “core” é descrito na literatura como uma das opções primárias para correção de desvios posturais.
Exercícios para corrigir a postura na academia
A musculação é uma excelente ferramenta para estabilização postural, caso seja acompanhada de adequada orientação. Os exercícios de fortalecimento de tronco, membros superiores e membros inferiores podem favorecer o desenvolvimento de uma boa postura, o que dependerá da frequência dos exercícios (número de séries e repetições) e sobrecarga (porcentagem da carga obtida no teste de uma repetição máxima).
As fibras musculares tipo I, muito presentes na musculatura estabilizadora da coluna, devem ser fortalecidas com exercícios de resistência, priorizando a frequência e minimizando as cargas. A contração do “core” durante os exercícios anaeróbicos, mesmo com alta sobrecarga, também é uma boa opção para melhorar a qualidade dos movimentos durante os treinos e até mesmo nas atividades de vida diária.
O grande desafio de muitos profissionais é a convicção de que o aluno/paciente está de fato contraindo os músculos estabilizadores. Esta tarefa depende fortemente da capacidade cognitiva e da concentração de quem a realiza.
Deste modo, é necessário que o educador físico e o fisioterapeuta inseridos neste ambiente sejam preparados para orientar os indivíduos para que os mesmos consigam realizar o movimento correto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário