terça-feira, 18 de agosto de 2020

Asseio pessoal é aliado poderoso no combate às doenças

Os mais simples hábitos de higiene pode salvar-nos de doenças infectocontagiosas e outros males; escovação dental rara ou inadequada pode afetar até o coração



Cuidar da higiene do corpo vai além da vaidade. Os hábitos regulares de asseio têm relação direta com a manutenção da boa saúde. Relacionando o conceito de saúde com a qualidade de vida, a OMS define como sendo um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças.

O cuidado com a higiene pessoal também evita propagação de doenças infectocontagiosas. Para isso, devemos manter os ambientes onde vivemos ventilados e o lixo acondicionado em local adequado e coberto. Precisamos também criar o hábito de não compartilhar utensílios pessoais, como escovas de dentes e cabelos, roupas íntimas, maquiagem etc.

A relação entre esses fatores e a qualidade de vida está nas atitudes e hábitos que causam benefícios para os seres humanos. Entre esses hábitos, está a higiene pessoal: banho diário; escovação dos dentes pelo menos três vezes ao dia; lavagem das mãos com água e sabão antes e após o uso do sanitário, antes de preparo dos alimentos e após tossir ou espirrar; manutenção das unhas limpas e cortadas, 

Entre as doenças mais comuns causadas pela falta de higiene, estão as infecções intestinais causadas pelas bactérias salmonela e ecoli, facilmente evitadas por meio da adoção de hábitos higiênicos no preparo de alimentos.

Para evitar epidemias de doenças respiratórias infecciosas, recomenda-se cobrir o nariz e a boca ao tossir ou espirrar, sempre utilizando a parte interna do braço , para evitar a contaminação de superfícies ao tocar os objetos. Também é fundamental, para essa prevenção, lavar as mãos com frequência ou usar álcool gel.

Não se alimente no transporte público!
Os germes são transmitidos por contaminação direta ou indireta, ou seja, pelo contágio direto com o doente ou por objetos contaminados por ele. Daí a importância da higiene rigorosa das mãos. Também não se deve consumir alimentos dentro de ônibus ou metrô, pois nesses locais nossas mãos entram em contato com grande número de germes.

O uso do álcool gel não substitui a lavagem das mãos, ou seja, não se deve trocar a água e o sabonete por esse produto. A substância deve ser usada quando a lavagem não for possível. A Anvisa obriga hospitais púbicos e particulares a disponibilizarem o produto e também defende a utilização de sabonetes antimicrobianos. Alguns médicos infectologistas garantem que a lavagem das mãos com água e sabão é suficiente e que é sempre bom, quando não tiver água e sabão, o uso do álcool gel.

Não escovar os dentes pode matar. Você duvida?
Quem mantém higiene bucal adequada possui hálito puro e sorriso saudável. Os dentes ficam limpos e livres de resíduos alimentares, a gengiva não sangra nem dói durante a escovação (embora eventualmente ocorram gengivites em pessoas que escovam correta e regularmente os dentes) e o mau hálito deixa de ser um problema permanente, mesmo que a origem do mal não tenha relação direta com a higiene (doenças de origem estomacal e outras também podem provocá-lo). A falta de higiene bucal pode levar ao surgimento de cáries e outras doenças periodontais, como a gengivite, perda óssea na estrutura que sustenta os dentes e, ao final, a perda desses dentes.
Como a circulação sanguínea também passa pela boca, não escovar os dentes cria um local ideal para proliferação de bactérias, o que pode infectar todo o sangue. Esse mau hábito afeta o coração, pois a corrente sanguínea leva o sangue contaminado para este órgão, podendo causar infecção geral. As pessoas não têm conhecimento disso, mas a falta de higiene bucal pode provocar a morte.
Recomenda-se consultas regulares, principalmente para quem utiliza próteses, pois as coroas, dentaduras e afins precisam de cuidados e escovas especiais para limpeza. Somente um profissional desta área pode ensinar as técnicas corretas de higiene bucal e indicar quais áreas precisam de atenção extra durante a escovação.
Garanta uma boa higiene bucal criando os seguintes hábitos:
Diariamente, escove bem os dentes – especialmente após as refeições – e utilize o fio dental.
Tome cuidado com sua alimentação: mantenha uma dieta balanceada.
Dê preferência para produtos de higiene bucal que contenham flúor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário