sexta-feira, 4 de abril de 2014

COISAS DE AIMÉE: PESQUISA SOBRE BEIJO

Beijo: pesquisa mostrou que quantidade de beijos está mais relacionada à qualidade do relacionamento do que o sexo.

Um estudo britânico se propôs a descobrir o motivo pelo qual os seres humanos, diferentemente da maior parte dos animais, se beijam. E a explicação encontrada é que os beijos funcionam como uma espécie de “teste” para a escolha dos futuros parceiros. Segundo os autores, isso pode explicar porque mulheres e homens que se consideram atraentes costumam dar mais importância aos beijos – eles precisam ser mais seletivos diante das muitas opções.

http://link.springer.com/article/10.1007%2Fs10508-013-0190-1

Onde foi divulgada: periódico Archives of Sexual Behavior
Quem fez: Rafael Wlodarski e Robin I. M. Dunbar
Instituição: Universidade de Oxford, Reino Unido
Dados de amostragem: pesquisa online feita com 900 pessoas

Resultado: O estudo indicou que a teoria de que os beijos funcionam como uma espécie de “teste” para futuros parceiros seria a mais correta.

O ato de beijar está presente em praticamente todas as sociedades humanas, e é praticado até por alguns animais, como chimpanzés e bonobos, mas não com a mesma importância – ou intensidade – que os seres humanos atribuem ao ato. Para os estudiosos do comportamento humano, existem três teorias capazes de explicar este fato: beijos podem provocar desejo sexual, ajudam a consolidar relacionamentos ou são um teste para potenciais parceiros.

Pesquisadores do departamento de psicologia experimental da Universidade de Oxford, no Reino Unido, encontraram evidências de que a última hipótese seria a mais correta. Eles criaram uma pesquisa online sobre a importância do beijo em relacionamentos curtos e longos, que foi respondida por 900 adultos, dos quais cerca de dois terços eram do sexo feminino.

Resultados – Conforme o esperado, a pesquisa mostrou que as mulheres valorizavam mais o beijo do que os homens. Porém, os homens que se consideravam mais atraentes ou que tinham muitas parceiras também deram mais importância ao beijo. Para os autores, isso acontece porque mulheres e homens que se consideram mais atraentes tendem a ser mais seletivos em relação a seus parceiros. Isso porque, para as mulheres, ter filhos representa um grande investimento de sua vida e sua saúde, por isso elas desejam escolher o parceiro certo. Quanto aos homens atraentes, a grande quantidade de escolhas possíveis faz com que seja preciso um modo de “selecionar” as parceiras – e esse seria o papel do beijo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário