As condições do ambiente de trabalho ou doméstico interferem na condição visual e na saúde ocular. A ventilação, a umidade relativa do ar, a temperatura e a postura durante o uso dos computadores ou leitura prolongada, podem gerar desconfortos dos olhos.
Os principais sintomas são a ardência, sensação de areia, lacrimejamento, visão borrada, visão dupla e sensação de fadiga.
Em atividades diversas os olhos piscam em média 22 vezes por minuto. Numa atividade de leitura piscam de 12 a 15 vezes por minuto.
Diante da tela do notebook a frequência da piscada pode baixar para 5 vezes por minuto. As piscadas favorecem a lubrificação dos olhos, permitindo que a lágrima mantenha o conforto ocular.
Já a posição da cabeça em relação ao objeto visualizado ou à tela do computador é muito importante para manter um bom posicionamento da pálpebra e manter a lubrificação ocular.
A exposição a ambientes refrigerados diminui a umidade relativa do ar e promove o aumento da evaporação da lágrima. Essa situação é ainda pior quando há correntes de ar que circulam pelo ambiente de forma descontrolada (ventiladores ou fluxo de ar dos condicionadores de ar na direção dos olhos).
Associando-se a esses fatores, a diminuição do número de piscadas favorece o aparecimento dos sintomas.
A iluminação, quando mal posicionada pode gerar reflexos na tela ou em locais próximos à área de trabalho (mesas, objetos, piso reflexivo) e também dificultam a visão, levando ao cansaço e dores musculares no final da jornada e olhos vermelhos.
Confira dicas para prevenir o desconforto dos olhos durante o uso do computador:
– Pratique pequenas pausas a cada hora de trabalho, para aumentar o número de piscadas e aproveite para olhar para um local distante para descansar os olhos.
– Após regular corretamente a cadeira, na postura sentada, alinhe os olhos com o topo do monitor. A área de leitura deve ser ligeiramente inferior para que a pálpebra proteja os olhos e mantenha a sua lubrificação. O distanciamento da tela deve ser de até 50 cm.
– O ideal é planejar o layout dos postos de trabalho e da posição de ventiladores e aparelhos de ar condicionado em locais em que o fluxo de ar não interfira na visão. Se possível, sente-se em local protegido da ventilação direta
– A iluminação também deve ser planejada para que seja difusa no ambiente que não cause ofuscamento ou reflexos. Os postos de trabalho são melhor posicionados lateralmente às janelas ao invés de na frente ou atrás delas.
– Manter a higiene do local de trabalho e das mãos evitando leva-las aos olhos para assim evitar infecções e sempre consultar um oftalmologista e não usar colírios sem prescrição médica.
Dessa forma previnem-se os desconfortos e mantem-se os olhos saudáveis todos os dias!
Nenhum comentário:
Postar um comentário