quarta-feira, 25 de julho de 2018

TAIOBA: ESPÉCIE NUTRITIVA E SABOROSA E UMA RECEITA DE EFÓ!

Grande, bonita e ainda desconhecida por muitos, você já ouviu falar da taioba? E se a conhece, já experimentou em alguma receita? Claro que por aqui pelo nordeste essa planta é bastante usada e conhecida como "língua de vaca".
Com o nome científico de Xanthosoma taioba, a planta é também conhecida por uma série de “apelidos”: orelha-de-elefante, mangarás, macabo, mangará-mirim, mangarito, mangareto, taiá ou yautia. Tradicionalmente cultivada no Sudeste do Brasil, é típica da Mata Atlântica, embora também possa ser encontrada em outras regiões.
A taioba se mostra versátil na culinária e saborosa, além de ser rica em proteínas, vitaminas e sais minerais, como ferro, cálcio e fósforo! Já seus tubérculos são fontes de amido.
Ainda pouco encontrada em mercados e feira mais tradicionais, a planta faz parte da cultura indígena e caiçara. È importante ficar atento, nem todas as espécies podem ser consumidas. A taioba tem variações: a conhecida como “brava” (Colocasia antiquorum Schott) é tóxica e pode ser identificada por seus talos e folhas verde-arroxeadas, enquanto a taioba comestível apresenta folhas e talos verde-claros. Como podem ser bem parecidas, o mais adequado é confirmar com quem conhece antes de comer.
Com aspecto macio e sabor suave, na culinária, seu uso é diverso: refogada, como recheio de salgados e tortas ou em molhos. Mas outro cuidado: ela não deve ser consumida crua. Para prepará-la, o ideal é ferver ou refogar.
Experimente essa delícia que leva essa planta, efó que é um prato típico da culinária baiana. No candomblé, é uma das comidas oferecidas a Nanã, a orixá mais velha do panteão africano. Pode ser servido puro para ser comido com farinha ou arroz. 


Efó
Ingredientes:
* 6 maços de folhas de língua de vaca lavadas, aferventadas e picadas
* 1 xícara (chá) de amendoim torrado
* 1 xícara (chá) de castanha de caju torrada
* 3 xícaras (chá) de camarões secos, descascados
* 2 cebolas grandes, cortadas em quartos
* 2 xícaras (chá) de água
* 2 xícaras (chá) de leite de coco
* 1 1/2 xícaras (chá) de azeite de dendê
* Sal a gosto

Modo de fazer:
No liquidificador, coloque água, amendoim, castanhas, camarão defumado e bata até triturar bem. Reserve. Em uma panela, coloque a folha da língua de vaca aferventada e leve ao fogo. Deixe ferver. Junte aos ingredientes reservados leite de coco e azeite de dendê, além de camarões defumados inteiros. Misture bem e cozinhe, mexendo de vez em quando, por cerca de meia hora ou até obter uma mistura homogênea. Verifique o tempero, tire do fogo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário