quarta-feira, 6 de junho de 2018

Procrastinação: o hábito diário de adiar a própria vida!

“Eu atraso todos os dias no trabalho. Faço pequenas coisas aleatórias que demoram de 5 a 10 minutos. Na internet. No banheiro. Na cozinha. Deus sabe o que acontece, mas todo dia eu chego no trabalho 9hs 20min.  E isso ocorre há anos” 

Esse post resume um problema enfrentado por muita gente na batalha diária entre trabalho e atividades paralelas, como discussões no Facebook, jogos on-line, um pulo naquele encontro de amigos e devoradores de tempo em geral: a procrastinação. A palavra quer dizer adiamento, delonga. Para quem sofre com o problema cotidianamente, em geral consiste em trocar a execução de uma tarefa importante, mas pouco prazerosa, por pequenas distrações. O hábito de perder o horário para o trabalho, apesar de ter consciência sobre o sofrimento que essa atitude pode gerar, mostra como pode ser difícil deixar de procrastinar. A prática pode servir para adiar atividades mais prosaicas, como arrumar o quarto ou responder a um e-mail. Mas também outras mais relevantes, como terminar um relacionamento, escrever a dissertação de mestrado ou dar os passos para mudar de carreira. Além do estresse cotidiano de chegar atrasado, a procrastinação pode tornar irrealizáveis atividades complexas que exigem constância e persistência, como aprender a tocar um instrumento, ou finalizar um livro. Os resultados são: frustração, baixa autoestima e uma gaveta abarrotada de projetos não realizados. 
De onde vem a procrastinação? Sera que vem da dificuldade de elencar e agir de forma prática de acordo com prioridades. Essa dificuldade é agravada pela oferta de distrações do mundo digital.

 “Esse adiamento constante é um mal de nosso tempo, onde as pessoas têm várias maneiras de se perder. Elas deixam de fazer um planejamento adequado de suas vidas e se perdem em atividades secundárias”
Medo de falhar Procrastinadores perfeccionistas Uma causa de fundo constantemente associada à procrastinação é o medo de falhar. 

“Perfeccionistas são grandes procrastinadores porque querem que tudo seja perfeito. Vão evitar realizar uma tarefa para a qual tiveram duas semanas até a noite anterior ao fim do prazo, para poderem dizer: ‘claro que eu não consegui um resultado 100%. Eu não tive tempo o suficiente para fazê-lo’" 

Outro perfil comum de procrastinador é o procrastinador indeciso: aquele que adia, de propósito, a tomada de uma decisão.  A indecisão é outra forma de justificar um fracasso. 

“Claro que compilar fontes de informação é útil e produtivo, mas algumas pessoas parecem ser incapazes de tomar decisões - esses são os procrastinadores mais sérios. Eles deixam que outros decidam por eles, para que não haja culpa a ser atribuída a eles”.  Como assistir a uma série na Netflix ou conversar com amigos no Facebook, evitam momentaneamente o estresse. Mas de forma parcial. Em geral, o procrastinador sabe que está apenas desviando do trabalho da faculdade, da noite de estudos ou do processo de se arrumar para o trabalho e se sente culpado por isso. Mesmo na hora em que são vividos, esses prazeres são maculados pelo remorso. Para quem se atrasa constantemente com a procrastinação, o sentimento é de que o tempo não basta. De que a vida é uma correria constante. No longo prazo, o sofrimento é maior, seja por entender que o tempo foi desperdiçado em uma tarefa improdutiva e pouco prazerosa, seja pelo estresse de não entregar o trabalho exigido. 

“Muitos não veem a procrastinação como um problema sério, mas como uma tendência comum a ser preguiçoso ou ocioso. Mas é muito, muito mais. Para os procrastinadores crônicos, não é uma questão de administração de tempo - é um estilo desajustado de vida” 

Para mudar seus hábitos, o procrastinador precisa treinar a própria mente a encarar as coisas de uma outra forma, um processo que pode demorar meses. 
“Você literalmente tem que treinar a sua mente a lidar com as coisas de uma forma diferente do seu padrão - então você tem que estar preparado para realizar esse investimento” 

Buscar um psicólogo ou um psiquiatra são recomendáveis para os casos de procrastinadores crônicos, quem deseja parar de procrastinar deve: Para deixar de adiar EVITAR DISTRAÇÕES Uma boa forma de evitar procrastinação é evitar distrações. Se for estudar, limpe sua mesa e se comprometa a não fazer paradas para um lanche, por exemplo. Se for difícil criar um ambiente para a concentração em casa, vá para outro local, como uma biblioteca pública, por exemplo DIVIDIR SEUS PROBLEMAS Um dos motivos pelos quais procrastinadores adiam vem do fato de imporem a si mesmos desafios grandes demais para abordar. Uma boa forma de lidar com esses desafios é dividi-los em pequenas etapas. Escrever uma dissertação é uma tarefa menos assustadora quando pensamos em um número de páginas por dia ADOTAR PRAZOS Trabalhos escolares ou a declaração do Imposto de Renda têm prazos bem definidos, mas muitas outras tarefas pequenas, não. 
Se você tem um e-mail que precisa responder, ou precisa arrumar o seu quarto, defina um prazo final e se atenha a ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário