sexta-feira, 27 de abril de 2018

"barriga chapada"

Muita gente sonha com a tal "barriga chapada" e, por isso, muitos exercícios para esta finalidade começaram a fazer parte do treino de homens e mulheres que desejam ter a musculatura do abdômen cada vez mais forte e malhada. Mas será que é possível conquistar benefícios que vão além da estética?

Eu costumo dizer que grande parte dos benefícios se limitam aos estéticos, mas destaco que fortalecer essa musculatura ainda auxilia na boa mobilidade corporal em conjunto com os outros músculos do tronco. Mas, antes de entrarmos nesse mérito, quero esclarecer que existem alguns mitos sobre isso.
Mitos sobre o abdominal

Muitas pessoas acham que somente trabalhando a musculatura do abdômen será possível prevenir lesões na coluna lombar, por exemplo. Por muito anos isso foi tido como uma verdade, mas atualmente sabe-se que o excesso de ativação muscular (neste caso, na musculatura posterior da coluna) pode ser um fator preditivo para o aparecimento de dor nas costas.

Então, vamos acabar com o primeiro mito: malhar excessivamente o abdômen não é garantia de saúde ou prevenção para alguma lesão músculo esquelética! Mas... se a musculatura do abdômen for trabalhada em harmonia com o restante do corpo, teremos excelentes resultados funcionais, principalmente se pensarmos no equilíbrio dos movimentos, atrelado a prática esportiva. Fato é que a musculatura do abdômen bem trabalhada pode atuar junto com outros músculos do corpo para a melhora da performance.

Outro fator importante é que não podemos afirmar que, de forma isolada, o abdômen poderá modificar a postura em relação a coluna. O trabalho específico de algumas porções do abdômen pode ser benéfico para determinados casos, mas não pode agir de forma isolada. Assim, não podemos afirmar que trabalhar apenas a musculatura do abdômen irá ajudar na postura da coluna. Assim como também não há relação entre uma musculatura forte do abdômen e a respiração, como alguns acreditam.

Melhores exercícios para o abdômen
Independentemente disso tudo, praticar exercícios é sempre uma atividade benéfica para o corpo e a mente. A população brasileira como um todo ainda não se exercita o suficiente e, infelizmente, vivemos em uma época onde o sedentarismo ainda predomina. Nosso corpo foi feito para se movimentar e ele precisa de movimento para manter-se saudável. As estruturas que estão diretamente envolvidas nisso são os músculos e seria injusto colocarmos a culpa somente no abdômen, pois ele entra no pacote todo. Então, se você quer começar a se mexer, pode anotar os melhores exercícios para a musculatura abdominal:
Abdominal tradicional
Ele é feito deitado no chão e com a barriga voltada para cima. Você inclina o tronco para frente e trabalha principalmente a região do músculo reto superior.
Ponte
Com a barriga para cima e as pernas flexionadas, faça o movimento de elevação do quadril.
Prancha
A prancha frontal é feita com os cotovelos flexionados e os antebraços apoiados no chão, assim como os pés. O quadril deve ser elevado até o nível dos ombros e deve ser mantido nesta posição por um determinado tempo.
Pilates
Tanto no solo, quanto em aparelhos, os exercícios do pilates são uma ótima forma de trabalhar o abdômen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário