quinta-feira, 12 de abril de 2018

10 coisas que acontecem com seu corpo se você caminhar todos os dias

Já dizia Hipócrates: “Andar é o melhor remédio para um homem?” Nós iríamos mais além, afirmando que caminhar, combinado com um bom sono e uma dieta saudável pode ajudá-lo a evitar completamente vários problemas de saúde. Tão pouco quanto 15-30 minutos de caminhada todos os dias podem melhorar drasticamente não apenas a aparência geral de uma pessoa, mas também a saúde.
Nós, ficámos surpresos ao descobrir que a boa e velha caminhada é uma prática única que pode beneficiar significativamente todo o corpo e a mente. É grátis, fácil e requer pouco esforço.

1. Alterações cerebrais positivas

Como um estudo revela, exercícios aeróbicos de baixo impacto, como caminhar, prevenem a demência precoce, reduzem o risco de doença de Alzheimer e melhoram a saúde mental em geral. Sem mencionar a redução do stresse mental e a manutenção de um nível mais elevado de endorfinas.

2. Visão melhorada

Mesmo que os olhos possam parecer a última coisa relacionada com as pernas, caminhar também beneficia realmente a saúde visual. Pode até ajudar a combater o glaucoma, aliviando a pressão ocular.

3. Prevenção de doenças cardíacas

De acordo com a American Heart Association, andar não é menos eficaz do que correr quando se trata de prevenir doenças relacionadas com o coração ou derrames. Esta atividade ajuda a evitar problemas cardíacos, baixando os níveis de pressão arterial e o colesterol, bem como a melhorar a circulação sanguínea.

4. Volume pulmonar superior

Andar a pé é um exercício aeróbico que aumenta o fluxo de oxigênio na corrente sanguínea e ajuda a treinar os seus pulmões, além de eliminar toxinas e resíduos. Por causa da melhor e mais profunda respiração, alguns sintomas associados à doença pulmonar também podem ser aliviados.

5. Efeitos benéficos no pâncreas

Pode ser difícil acreditar, mas caminhar acaba sendo uma ferramenta muito mais eficaz na prevenção da diabetes do que a corrida. Esta pesquisa mostra que um grupo de “caminhantes” demonstrou melhora na tolerância à glicose quase 6 vezes maior (ou seja, quão bem o açúcar no sangue é absorvido pelas células) do que o de um grupo de “corredores”, durante um período experimental de 6 meses.

6. Melhor digestão
30 minutos de caminhada todos os dias podem não só diminuir o risco de câncer de cólon no futuro, como também ajudar a melhorar a nossa digestão, ajudando a regimentar nossos movimentos intestinais.

7. músculos tonificados

A tonificação muscular e a perda de peso (em casos de pessoas com excesso de peso) também podem ser alcançados através da caminhada. A prática de andar 10.000 passos por dia pode ser considerada como um exercício real numa academia/ginásio, especialmente se você fizer alguns intervalos entre a caminhada ou caminhar em subidas. Além disso, é de baixo impacto e não há tempo de recuperação, o que significa que não há músculos doloridos.

8. ossos e articulações mais resistentes

A caminhada pode proporcionar mais mobilidade articular, evitar a perda de massa óssea e até ajuda a reduzir o risco de fraturas. A Arthritis Foundation recomenda caminhar moderadamente pelo menos 30 minutos por dia numa base regular para reduzir a dor nas articulações.

9. Alívio da dor nas costas

Caminhar pode ser um verdadeiro salva-vidas para aqueles que experimentam dores nas costas durante exercícios mais desafiadores de alto impacto. Como é uma atividade de baixo impacto, não causará mais dor ou desconforto, como correr, por exemplo. Caminhar contribui para uma melhor circulação sanguínea nas estruturas da coluna vertebral e melhora a postura e a flexibilidade, que é vital para uma coluna saudável.

10. Uma mente mais calma e sã

Se a caminhada melhora os sintomas de depressão em pacientes com transtornos depressivos maiores, imagine como ajudaria a sentirmos-nos menos deprimidos ou esgotados. Um passeio alegre com um amigo ou um ente querido só irá ajudar você a ser uma pessoa mais feliz e a melhorar o seu humor!

https://bastanteinteressante.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário