domingo, 4 de fevereiro de 2018

Para quem quer ter um bar!

Para quem pretende ter um bar em casa e impressionar os amigos não basta ter a melhor coleção de whisky e boas vodcas para preparar alguns drinques. O bom bar vai muito além dos destilados, é preciso incluir algumas garrafas de amaros e licores também.
Amaros é uma categoria de bebidas que pode ser dividida em dois grupos, os bitters e os vermutes. São bebidas produzidas com diferentes tipos de cascas e ervas podendo levar mais de 30 ingredientes em seu preparo. Essa mistura é adicionada ao álcool anidro (bitters) ou vinho (vermutes) e, por um processo de infusão, produz-se a maioria dos amaros encontrados no mercado.
Licor é uma bebida alcoólica doce, geralmente misturada com frutas, ervas, temperos, flores, sementes, raízes, cascas de árvores ou também cremes. O termo vem de "liquifacere", liquefazer, dissolver. A descrição mais comum de licor é a de uma bebida doce, de alto teor alcoólico, servida em pequenas taças após as refeições.
Atualmente existe uma quantidade muito grande de amaros e licores no mercado, do mais sofisticado à receita da vovó. Por conta disso, ADEGA selecionou dez garrafas que não podem faltar em sua prateleira e podem ser consumidos puros ou como ingredientes de coquetéis.

Amaros

Martini Rosso - Bebida composta de vinho tinto e ervas aromáticas. Criado inicialmente em 1863, Martini Rosso permanece como o autêntico vermute: natural, elegante, refrescante e estimulante. Pode ser encontrado ainda nas versões bianco e rosé e é ideal para ser servido como aperitivo com gelo picado, ou misturado com sucos de frutas ou água mineral.
Punt e Mes - Surge em Turim, Itália, e traz, no sabor levemente amargo, uma receita secreta que combina a destilação de uvas misturadas com substâncias balsâmicas e aromáticas, que caracterizam um bom vermute. Ótimo se apreciado em copo longo com gelo, água tônica e rodelas de laranja.
Angostura - É um dos bitters mais conhecidos do mundo e foi preparado pela primeira vez em 1824 pelo Dr. J.C.B. Siegert. Devido ao seu sabor e aroma deliciosos, tornou-se extremamente popular, sendo utilizado no preparo de muitos coquetéis. Atualmente é produzido e envasado em Trinidad e Tobago.
Campari - Surgiu em 1860 pelas mãos do italiano Gaspare Campari com sua vibrante cor vermelha. Em sua receita, leva cerca de 60 ingredientes oriundos dos quatro continentes. Seu sabor equilibrado entre o amargo e o doce é apreciado puro, com gelo ou misturado à tônica, suco de laranja e uma infinidade de outros ingredientes.
Noilly Prat - É o mais conhecido dos vermutes secos franceses, feito em Marselha. Muito seco e ótimo em dry martinis, ou como aperitivo, com gelo e soda. Ele é produzido com dois vinhos brancos maturados em tonéis de carvalho por 12 meses, e 40 ervas, maceradas por um ano e meio.

Licores

Baileys - Licor irlandês elaborado a partir da mistura de creme de leite irlandês com o melhor whisky do país e sabores naturais de cacau e baunilha. Esses ingredientes são misturados utilizando os mais modernos equipamentos em um processo que, apesar de simples, é altamente secreto.
Sambuca Molinari - Criado pela empresa Molinari sediada em Roma, Itália, em 1945. Licor incolor com ervas aromáticas e forte perfume de anis. Conhecido por ser um ótimo digestivo, também pode ser consumido puro, em coquetéis, na gastronomia ou flambado com grãos de café tostados.
Cointreau - Licor fino, elaborado a partir de um blend de cascas de laranjas doces e amargas em um processo controlado. As laranjas utilizadas para a sua elaboração vêm de todas as partes do mundo, especialmente do Brasil e dos Estados Unidos. Além de ser consumido como digestivo e aperitivo, também é muito utilizado na culinária.
Grand Marnier - Criado em 1827 e preservado na família por mais de seis gerações, Grand Marnier é um licor especial. Uma mistura artesanal de essência de laranjas tipo curaçau maceradas no Cognac. Perfeito na preparação de Margaritas ou Cosmopolitans.
Frangelico - Produzido em Canale, Itália, foi lançado na década de 1980, ganhando atenção principalmente por causa de sua embalagem inusitada que parece um frade. É elaborado de uma maneira similar a outros licores de nozes: as nozes são moídas e misturadas com cacau, baunilha e outros sabores naturais e então deixadas de molho na bebida alcoólica de base. Quando o álcool já absorveu o sabor dos ingredientes, o licor é filtrado, adocicado e engarrafado.


http://revistaadega.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário